SAÚDE

Unimed Nordeste-RS tem central de monitoramento 5x2j6r

Cooperativa utiliza sistemas da UpFlux e da Convergint para acompanhar gargalos em tempo real. 5f3ye

20 de maio de 2024 - 10:55
Fabrício Dhein, CIO da Unimed Nordeste-RS. Foto: divulgação.

Fabrício Dhein, CIO da Unimed Nordeste-RS. Foto: divulgação.

A Unimed Nordeste-RS, maior operadora de planos de saúde da Serra Gaúcha, inaugurou recentemente uma central de monitoramento digital de todos os processos do seu Complexo Hospitalar, localizado na cidade de Caxias do Sul.

Para colocar em funcionamento o chamado Command Center, estiveram envolvidos os fornecedores UpFlux, healthtech catarinense focada em process mining, e Convergint, uma integradora de tecnologia americana.

A UpFlux é responsável pela inteligência por trás da central. Integrada com o ERP utilizado pelo hospital (o DGS Brasil, da italiana Daedalus), a solução utiliza inteligência artificial para entender os processos que estão acontecendo na instituição e apresentar os gargalos. 

A ferramenta acompanha em tempo real toda a jornada de internação do paciente, incluindo exames laboratoriais ou de imagem, medicações e diárias.

Em uma sala com oito monitores que formam uma videowall, enfermeiras ficam acompanhando as questões que estão acontecendo para poder tomar ações. 

“O Command Center permite uma gestão visual, em tempo real, em que as ações aconteçam naquele tempo para a tomada de ações. Para que não deixe estourar um SLA, não deixe de estourar um tempo e que as coisas aconteçam. Esse é o grande cerne”, resume Fabrício Dhein, CIO da Unimed Nordeste-RS.

Por trás desse hardware, a Convergint oferece um software chamado Horus, que permite fazer diferentes composições de monitores para exibir as informações da maneira desejada em cada momento.

“Se o paciente tem uma previsão de alta para hoje às 16 horas, mas tem um exame ainda sem retorno, elas vão atrás da área responsável para que esse laudo saia o quanto antes e o médico possa ter o. Assim, a pessoa não fica internada até amanhã somente porque não recebeu o retorno de um exame”, exemplifica Dhein.

Outro exemplo é evitar que o médico peça um exame que o paciente já fez com a solicitação de outro profissional, driblando a duplicidade de custos.

“Essa solução nos ajuda a reduzir o tempo de permanência do paciente dentro do hospital, a evitar atrasos e cancelamentos. Na redução de desperdício com exames, materiais e medicamentos. Ela ajuda a otimizar o giro dos leitos disponíveis para que não haja falta de leitos e o paciente fique o tempo necessário e nada mais além disso”, enumera Dhein.

Na sala, também são feitas reuniões com equipes médicas e assistenciais para mostrar o que está acontecendo e se trabalhar com o objetivo de melhorar os processos internos do hospital.

“Nós damos essa visibilidade até para conseguir mostrar que estamos no controle. Isso dá uma segurança para o médico, para o paciente e para as empresas que contratam o seu plano de saúde com seus colaboradores. É bom para todo mundo e, no final, essa redução de custos e de tempo de permanência do paciente é benéfica para toda a cadeia”, afirma Dhein.

Além dos times da UpFlux e da Convergint, trabalharam no projeto internamente um gestor de TI que fica no hospital, um analista de negócios e duas pessoas da equipe de infraestrutura da Unimed Nordeste-RS, além de profissionais de arquitetura e engenharia da instituição.

No total, a regional da Unimed conta com 50 pessoas no time de Tecnologia da Informação. São duas coordenações, uma da operadora e outra voltada a serviços próprios, como hospitais, farmácias, laboratórios, oncologia e pronto-atendimentos. 

Para isso, a cooperativa tem times de analistas de negócios, de desenvolvimento, de dados e de infraestrutura.

O Command Center é o primeiro grande projeto de Dhein na Unimed Nordeste-RS. O profissional foi contratado em julho do ano ado.

Antes, Dhein foi gerente de TI da Associação Educadora São Carlos (AESC) e atuou dois anos como coordenador de TI no Hospital Mãe de Deus, entre outros cargos.

A Unimed Nordeste-RS detém 56% do mercado de planos de saúde na Serra Gaúcha, reunindo mais de 1,3 mil médicos cooperados, 2,7 mil colaboradores e 240 mil beneficiários.

Criada em 2017 em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, a UpFlux começou focando as atenções no setor de saúde, mas vem visando diversificar a atuação na indústria desde 2020. Hoje, a empresa tem 90 clientes, entre eles Electrolux, Unimed e WEG.

Fundada em 2001, a Convergint Technologies tem uma gama de produtos que inclui segurança eletrônica, cibersegurança e alarme de incêndio. A companhia conta com mais de 5 mil colaboradores e mais de 150 unidades espalhadas pelo mundo, incluindo forte presença na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

Leia mais 6z23s

SAÚDE

Unimed Anápolis implementa CRM da Smark 6t546j

Há 368 dias
SEGURANÇA

Vazam dados da Unimed VTRP 332f4x

Há 375 dias
ECOSSISTEMA

Unimed Nordeste-RS é mantenedora do Instituto Hélice 27h5x

Há 406 dias
CONTRATAÇÃO

Ex-Unimed POA assume como COO da Teia Connect 43444w

SAÚDE

Seguros Unimed combate fraudes com Neurotech 552u6n

GESTÃO

Unimed Nacional migra S/4 Hana para Google Cloud 49j58