Unisinos: sai Peoplesoft, entra RM 3u5h64

A Unisinos inciou nesta sexta-feira, 03, a transição do sistema de gestão da Peoplesoft para o RM, da fabricante mineira de ERP especializado em ensino comprado pela Totvs em 2006. t604p

06 de fevereiro de 2012 - 10:48
Unisinos: sai Peoplesoft, entra RM

A Unisinos inciou nesta sexta-feira, 03, a transição do sistema de gestão da Peoplesoft para o RM, da fabricante mineira de ERP especializado em ensino comprado pela Totvs em 2006.

 
Em nota, a universidade jesuíta informa que o processo deve estar concluído até a segunda-feira, 13, e que durante o período alguns serviços estarão indisponíveis.
 
Com a mudança, todas as instituições de ensino comandadas pelos jesuítas através da Associação Antônio Vieira (Asav) usarão o mesmo sistema.
 
Além da Unisinos, a Asav controla os colégios Medianeira (Curitiba), Anchieta (Porto Alegre) e Catarinense (Florianópolis).
 
“O RM foi escolhido por atender tanto aos interesses da universidade quanto aos das escolas. Além disso, é um produto brasileiro e, portanto, adaptado a nossa realidade”, comenta Artur Jacobus, diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos.
 
A migração começou em 2007, nas três escolas. A partir de 2009,  o novo sistema também ou a ser utilizado pela Universidade, exceto nas áreas acadêmicas, nas quais a migração acontece agora. 
 
Por isso, durante a semana operações financeiras, processos de matrícula (como inclusões, alterações e cancelamentos) e solicitações de emissão de documentos não estarão disponíveis.
 
A Unisinos escolheu o mês de fevereiro para realizar a transição de sistemas por ser a época do ano com a menor demanda por serviços. 
 
“O novo sistema simplificará processos e irá, gradualmente, oferecer novos serviços aos alunos, com uma interface mais moderna e mais fácil de ser usada. Assim, os eventuais transtornos dos próximos dias serão logo compensados pelas vantagens duradouras propiciadas pelo RM”, salienta Jacobus.
 
Apesar de não mencionar o nome da Peoplesoft, a nota resume uma grande virada na estratégia de TI da universidade, desde a implementação, ainda em 2005, do ERP para instituições de ensino da Oracle, concluída a custo de R$ 15 milhões em 18 meses.
 
O plano então era financiar parte do custo de implementação com a expansão do sistema aos três colégios jesuítas. Em meio a problemas do uso do ERP da Unisinos, as instituições no entanto, resistiram à medida. 
 
Contribuiu para o fato os próprios investimentos já feitos pelas instituições: o Anchieta, por exemplo, já usava alguns módulos do software RM desde 2003.
 
Com a saída total do Peoplesoft, termina a reviravolta na TI da instituição jesuíta, que tem 23,5 mil alunos matriculados, a maioria no campus de São Leopoldo, mas cada vez mais também em Porto Alegre e Caxias do Sul. 
 
Os problemas na implementação da Unisinos não afetaram os negócios da Oracle com o ERP Peoplesoft no Brasil, pelo menos não aparentemente.
 
Nos últimos anos, a empresa fechou contratos com Anhanguera e Estácio de Sá, duas das maiores universidades do país, além da prestigiada paulista Mackenzie.

Leia mais 6z23s

Furo: Jesuítas mudam rumo da TI fj71

Há 6365 dias

Jesuítas vão de MS Dynamics 5n1c11

Há 6025 dias

Peoplesoft CRM 9.1 foca na web 2.0 45712v

Anhanguera vai adotar Peoplesoft 3m4u4z

UniRitter entra no grupo Laureate b1t54

Mackenzie vai de Oracle PeopleSoft 504h5h

Estácio de Sá adota PeopleSoft 3c3h4x

Unicruz: R$ 350 mil em Totvs 2j5n6q

Nanium é a fábrica de olho em São Léo? h5y2k

Vazamento de dados na Unisinos 1h4y1t

Viaduto da Unisinos inaugura nessa terça 4z2o1x

Unisinos tem pós-MBA em gestão 6z1q4g