Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Cirurgia foi transmitida em ultra definição. Foto: divulgação.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizou na última terça-feira, 26, a primeira transmissão em tempo real de uma cirurgia cardíaca no formato de ultra definição (4K) no Brasil, em seu auditório do Laboratório de Realidade Virtual.
O evento contou com a presença de engenheiros responsáveis pela transmissão, médicos, cirurgiões, cineastas e autoridades envolvidas no assunto, além da participação de estudiosos de outros estados, que acompanharam via videoconferência o procedimento cirúrgico realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
Superando em quatro vezes a resolução de imagens de alta definição (HD), a tecnologia 4K na medicina está em testes no país para aulas, pesquisas e outras aplicações.
Segundo a instituição, o novo formato oferece uma riqueza de detalhes superior ao que o olho humano consegue enxergar.
O procedimento cirúrgico transmitido pela universidade foi uma cirurgia cardíaca considerada simples e que não ultraou 15 minutos de duração.
A utilização do 4K é considerada por cirurgiões uma ferramenta essencial para disseminar a área, através da telemedicin, permitindo o contato entre o cirurgião no hospital e qualquer outro local no mundo que e essa tecnologia.
As soluções de visualização foram integradas pela Absolut Technologies, empresa baiana especializada na área audiovisual.
Toda infraestrutura adquirida há dois anos em parceria com a Petrobrás tornou a UFRN uma das principais instituições envolvidas na transmissão da cirurgia cardíaca.
Agora, com o sucesso da transmissão da primeira cirurgia com imagens 4K no país, o Brasil está inserido no grupo de países com capacidade de trabalhar com este tipo de tecnologia, além da República Tcheca, do Japão e dos Estados Unidos.