COMPUTAÇÃO

UPF tem laboratório de alto desempenho 536n3p

O espaço está instalado no Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque).  16705t

10 de agosto de 2017 - 17:07
A UPF acaba de abrir o Laboratório para Computação de Alto Desempenho. Foto: Divulgação.

A UPF acaba de abrir o Laboratório para Computação de Alto Desempenho. Foto: Divulgação.

A Universidade de o Fundo (UPF) acaba de iniciar as operações do Laboratório para Computação de Alto Desempenho junto ao Núcleo de Visualização e Modelagem Computacional (NVMC). O espaço está instalado no módulo III do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). 

A unidade é composta por três computadores servidores, com processador de 3.5GHz, 10 núcleos, 32 GB Memória RAM, HD de 5 Terabytes, placa Mãe MSI Gaming e monitor Ultra HD 4K 28".

Os recursos para aquisição dos equipamentos foram obtidos por meio do projeto Centro de Inovação em Desenvolvimento de Software (CIDES). O projeto foi aprovado em dezembro de 2016 junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado (SDECT-RS).

As máquinas receberam placas de vídeo (GPUs) de alto desempenho, doadas pela empresa NVIDIA: uma Tesla K40 Active com 16GB de memória dedicada e duas GTX Titan X, com 12GB de memória dedicada cada uma. 

Elas integram também o Centro de Educação em Computação Paralela da NVIDIA no Brasil, convênio firmado entre essa empresa e a UPF em 2016.

Por terem uma arquitetura paralela, as GPUs permitem que seus núcleos sejam utilizados para a realização massiva e complexa de cálculos matemáticos, adequados para diversas abordagens, como as áreas de modelagem e simulação, computação gráfica, realidade virtual, processamento de imagens, data science, games e deep learning.

De acordo com Rafael Rieder, coordenador do NVMC e do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da UPF, bem como com as empresas incubadas junto ao UPF Parque, poderão usufruir dessas tecnologias. 

“Além de beneficiar e revolucionar a prática de ensino, pesquisa e extensão, a presença desses equipamentos abre portas para o surgimento de projetos e parcerias multidisciplinares, uma vez que a computação permeia avanços em todas as áreas do conhecimento”, destaca.

Leia mais 6z23s

UNIVERSIDADE

Feevale tem programa de inovação aberta 4v3g35

Há 2845 dias
ESPAÇOS

Santander tem coworking na Unisinos c282t

Há 2846 dias
WATSON

Anhembi Morumbi: IA para atendimento 2e3q2g

Há 2847 dias
EDUCAÇÃO

São Leopoldo Mandic adota Blackboard 382j5i

CONTRATAÇÃO

Positivo tem novo VP de Vendas 3g6d11

EDUCAÇÃO

Unilasalle lança EAD com Google d1c3j