DESENVOLVIMENTO

USP entra para a AI Alliance, da IBM e Meta 3n3f6j

A instituição de ensino é a primeira latino-americana a compor o grupo de fomento à inovação aberta. 591w1l

04 de setembro de 2024 - 15:25
Paulo Nussenzveig, pró-reitor de pesquisa e inovação da USP (Foto: Divulgação)

Paulo Nussenzveig, pró-reitor de pesquisa e inovação da USP (Foto: Divulgação)

A Universidade de São Paulo (USP) se tornou a primeira instituição latino-americana a se juntar à AI Alliance, aliança internacional direcionada ao fomento de inovação aberta na área de inteligência artificial criada pela IBM e pela Meta.

Nesta nova iniciativa, a instituição de ensino superior irá se concentrar em necessidades relacionadas ao desenvolvimento de modelos fundacionais, como o processamento da língua portuguesa e de línguas indígenas do Brasil.

O trabalho terá duração de quatro anos e será desenvolvido juntamente à IBM, com o  apoio de seu laboratório de pesquisa, o Center for Artificial Intelligence (C4AI).

Hoje, a aliança trabalha em projetos focados nas áreas de capacitação e educação, segurança e confiança, aplicativos e ferramentas, habilitação de hardware, modelos de fundação, e advocacy.

O foco da USP, entretanto, recairá sobre os grupos de ferramentas de segurança e confiança de IA e modelos de fundação, sob coordenação do Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, liderado por Fábio Cozman, professor da Escola Politécnica.

O grupo de modelos de fundação será liderado por Marcelo Finger, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), abrangendo modelos multilíngues e multimodais.

Já a atuação no grupo de ferramentas de segurança e confiança de IA será coordenada por Sarajane Marques Peres, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com foco em melhorar as práticas sobre segurança e ética de inteligência artificial.

“A USP acompanha o impacto das tecnologias de inteligência artificial no cotidiano e seus efeitos sobre o tecido social. Fazer parte de uma aliança internacional com parcerias de governos, universidades, empresas e organizações da sociedade civil, para tratar de avanços da tecnologia e desafios de governança, é uma importante oportunidade. Pesquisas em inteligência artificial afetam diretamente a vida das pessoas. A USP busca protagonismo nesse debate”, pontua Paulo Nussenzveig, pró-reitor de pesquisa e inovação da USP.

Criada em 1934 como uma universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a USP oferece 183 cursos de graduação distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. Hoje, a universidade é responsável por mais de 20% da produção científica do país.

A AI Alliance, por sua vez, nasceu em dezembro de 2023 a partir de uma parceria entre a IBM e a Meta. A organização conta com membros como AMD, Dartmouth, Dell, Intel, Linux, New York University, Oracle, Red Hat, ServiceNow e Yale University.

Leia mais 6z23s

FUTURO

Inteligência Artificial exige APIs seguras 6z4j4n

Há 450 dias
IA

IBM e Meta criam aliança de inteligência artificial 6f5f5q

Há 533 dias
FUTURO

Aplicativos nativos da nuvem ganham novo impulso com avanço da inteligência artificial 144df

Há 540 dias
DADOS

IBM tem novo diretor de inteligência artificial 2q5g1k

VIAGEM

Latam monitora filas com inteligência artificial 1854o

PIONEIRA

Tachyonix cria aplicativo do zero utilizando Inteligência Artificial! 3m551y

IMPORTÂNCIA

Vaza e-mail da Amazon sobre inteligência artificial 6x5t4f