.png?w=730)
Foto: Depositphotos
A V.tal, companhia de rede neutra de fibra óptica oriunda da Oi e hoje controlada pelo BTG Pactual, e a Meta, dona do Facebook e Instagram, anunciaram nesta terça-feira, 20, a construção do primeiro cabo submarino de dados em Porto Alegre.
A nova ramificação de 280 km será ligada ao cabo Malbec, que conecta Brasil e Argentina, e deve entrar em operação em 2027, com ancoragem em Balneário Pinhal, uma cidade no litoral gaúcho distante cerca de 100 km de Porto Alegre.
O projeto conectará a capital gaúcha ao Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires, além de beneficiar países do Cone Sul como Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.
A estrutura será integrada ao novo data center da Tecto, subsidiária da V.tal, e utilizará tecnologia de última geração com capacidade de até 20 Tbps por par de fibra.
A iniciativa promete impulsionar a digitalização, reduzir custos, atrair investimentos em infraestrutura digital e posicionar Porto Alegre como o principal hub de conectividade internacional do Sul do Brasil.