.jpg?w=730)
Projeto do data center da Tecto em Santana de Parnaíba. Foto: divulgação.
A Tecto, unidade de negócios de data center da V.tal, adquiriu um novo terreno em Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo, para a construção do seu data center hyperscale.
Segundo a empresa, a nova instalação terá 200MW de potência total, 10 vezes maior do que a do Mega Lobster, seu terceiro e mais recente investimento em Fortaleza. A título de comparação, o empreendimento da companhia em Porto Alegre tem capacidade de 6 MW.
“Esse terreno é capaz de abrigar demandas de cloud, inteligência artificial e machine learning e é extremamente privilegiado, com o rápido à energia e conectividade, atendendo as necessidades de nossos clientes”, afirma Pedro Henrique Fragoso, CEO da Tecto.
A Tecto foi criada em outubro de 2024 a partir da separação dos demais negócios da V.Tal (Rede Neutra FTTH e Atacado), com um investimento inicial de US$ 1 bilhão.
Hoje, a unidade possui cinco data centers em operação no Brasil (três em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre), além de dois na Colômbia, e pretende expandir as operações na capital gaúcha.