Valetec: consórcio pelo bem da inovação 64214

Uma nova parceria promete trazer ganhos em inovação tecnológica para as empresas associadas à Valetec - Parque Tecnológico do Vale dos Sinos, sediado em Campo Bom. Trata-se do Consórcio Inovatio, composto por Escritório Scalzilli de Advocacia, Produttare e Office Consultoria, todas de Porto Alegre. 5qu48

16 de abril de 2010 - 16:23
Maurício Andrade

Maurício Andrade

Uma nova parceria promete trazer ganhos em inovação tecnológica para as empresas associadas à Valetec - Parque Tecnológico do Vale dos Sinos, sediado em Campo Bom.

Trata-se do Consórcio Inovatio, composto por Escritório Scalzilli de Advocacia, Produttare e Office Consultoria, todas de Porto Alegre.

A ideia é fornecer serviços vinculados à Lei do Bem, que concede às empresas beneficiadas redução no Imposto de Renda e Contribuição Social, deduzida de investimentos em inovação.

“O empresário investe nele mesmo e obtém economia no pagamento das obrigações”, destaca o diretor executivo da Valetec, Maurício Andrade. “Até agora, três empresas já se tornaram clientes do consórcio. Em 2010, nossa meta é chegar a oito companhias”, complementa.

Para Andrade, é importante a junção das três empresas no fornecimento do serviço, que é voltado à inovação de produtos e processos empresariais, devido à união de conhecimento técnico, jurídico e contábil.

“Isso é fundamental para que se consiga a aprovação do Ministério da Ciência e Tecnologia para os projetos, garantindo o benefício da Lei do Bem”, comenta o diretor do parque gaúcho, que hoje conta com 40 associados, com capacidade de ampliação do atendimento para até 120 empresas.

Já o advogado Fabrício Scalzilli, um dos idealizadores do Inovatio, ressalta que a conjugação de competências das três consorciadas permite uma melhor análise dos projetos dos clientes, assegurando incentivos fiscais aplicados a projetos de P&D em diversas áreas.

“Seja para introdução de um novo produto, serviço ou processo de produção no mercado, ou até na melhoria incremental destes, cuja análise o consórcio está habilitado a fazer, a partir de seus técnicos com formação especializada em inovação”, garante ele.

Para Andrade, a meta é também ampliar a cultura da inovação entre os associados da Valetec, que hoje também oferece outros serviços a seus associados, tanto em Campo Bom quanto nas cidades de Estância Velha e Novo Hamburgo.

Um destes projetos, uma parceria com a Bertussi Design Industrial, é focado na ampliação de segmentos de atuação.

“É um serviço de consultoria para o desenvolvimento de projetos do cliente em áreas nas quais ele possa atuar, mas ainda não atua”, explica Andrade. “Muitas vezes, o empresário fica bitolado a uma atividade ou produto, sem enxergar que há mais possibilidades para expansão de seu mercado”, acrescenta.

Há, ainda, um serviço de seguros especiais para os associados. São seguros relativos à responsabilidade civil, para os gestores; e de garantia de crédito de exportação e importação, com taxas inferiores às praticadas no mercado, entre outros.

A Lei do Bem
Regida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a lei prevê incentivos fiscais para empresas que desenvolvem inovações tecnológicas voltadas à concepção de produtos ou de processos de fabricação.

Os benefícios também valem para inovação tecnológica em projetos de incremento de produtos e processos já existentes.

Os incentivos fiscais para os projetos são avaliados sempre no mês de julho, com referência ao ano anterior.

Ou seja: na Valetec, os clientes que aderirem ao Consórcio Inovatio poderão obter os benefícios tributários em 2011, sobre os projetos concebidos e submetidos à análise em 2010.

Leia mais 6z23s

Valetec tem novo diretor 4jn1j

Há 5717 dias