
GPTW é especialista em RH.
Seis empresas de tecnologia ficaram entre as 20 melhores para trabalhar em Santa Catarina, em um ranking divulgado pelo Instituto Great Place to Work e a Revista Amanhã nesta terça-feira, 10.
Entre as empresas com mais de mil funcionários, o destaque foi para a fabricante de equipamentos de telecomunicações Intelbras, que ficou em quinto lugar.
Nas abaixo de mil, o primeiro lugar ficou para a startup de soluções de e-commerce Chaordic.
De acordo com o GPTW, a empresa reproduz, no Brasil, o mesmo ambiente de dinamismo e flexibilidade de multinacionais como Google, Yahoo!, HP e Facebook.
Em outubro, a Chaordic já havia sido premiada pelo melhor design de interiores do Brasil, no 10º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa.
Ourtras empresas de TI listadas na mesma categoria foram a operação local da paulista Resource IT (4º), a Pollux Automation (7º), a Softran (9º) e a Delsoft (12º).
Veja as listas completas:
Grande Empresa
1 Sistema Fiesc
2 Dudalina
3 Clamed
4 Intelbras
5 Tractebel
6 Rede Angeloni
7 Ministério Público de Santa Catarina
Empresas de médio porte
1 Chaordic
2 Sebrae/SC
3 BN Papel
4 Resource IT Solutions
5 MM Mercadomóveis
6 Coopercarga
7 Pollux Automation
8 Librelato S/A
9 Softran
10 Renauxview
11 Orion
12 Delsoft Sistemas
13 Sicoob (Blucredi)
COMO FUNCIONA
Para participar, cada empresa preenche um formulário disponibilizado pelo GPTW e se submete a um processo de avaliação.
Tudo começa com dois questionários – um respondido pelos funcionários e outro, pelos gestores da área de RH.
Ambos diagnosticam como as empresas lidam com as nove práticas culturais que o GPTW considera essenciais: inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, celebrar e compartilhar.
A etapa que contempla as questões respondidas pelos gestores é conhecida como Culture Audit e tem pelo de 33% na nota final da empresa.
Já a etapa respondida pelos funcionários se chama Trust Index e corresponde a 62% da avaliação.
Finalmente, há uma fase formada por duas questões abertas e dissertativas – nas quais os empregados podem fazer comentários e que têm peso de 5%. Todas as etapas são realizadas de forma voluntária.
Para as empresas que participam da pesquisa e desejam aprimorar suas práticas de gestão de pessoas, o GPTW disponibiliza um sumário executivo com os principais achados das respostas. Aquelas que preferem podem, ainda, contratar serviços mais completos de diagnóstico e aprimoramento do seu clima organizacional.