
As vendas mundiais de PCs voltaram a cair no terceiro trimestre de 2015. Foto: ArtFamily/Shutterstock.
As vendas mundiais de PCs voltaram a cair no terceiro trimestre de 2015. Dados da IDC apontam uma redução de 10,8% na comercialização, para cerca de 71 milhões de unidades. O declínio é quase tão grande quanto os 11,8% de redução do trimestre anterior.
De acordo com a IDC, a queda nas vendas de PCs está em consonância com as expectativas de que o terceiro trimestre indústria teria de enfrentar condições financeiras desafiadoras, além de ser um período de transição.
Em muitas regiões, os canais de vendas dedicaram esforços para "limpar os estoques" de máquinas com o Windows 8, antes da chegada de PCs equipados com o sistema operacional Windows 10.
Além disso, fornecedores e canais de vendas também tiveram que trabalhar para limitar as oscilações de preços em razão das mudanças nas taxas de câmbio.
Apesar da queda do mercado global, os quarto maiores fabricantes de PCs — Lenovo, HP, Dell e Apple — tiveram um desempenho melhor do que o restante dos fornecedores, segundo a IDC.
Coletivamente, esses quarto fabricantes tiveram queda de 4,5% nas vendas na comparação com o ano anterior. O percentual é bem menor que o apresentado pelos restante dos fabricantes, que registraram declínio de 20%.
Segundo a IDC, a Lenovo se manteve na primeira posição do ranking, com 14,9 milhões de unidades vendidas, mas uma queda de 4,9% na comparação com um ano atrás.
A HP também se manteve como a número 2 do mercado, apesar do declínio de 5,5% na comercialização. A Dell, que ficou na terceira colocação, vendeu mais de 10 milhões de unidades, o que significou uma queda de 2,9%.