REDES

Venko doa equipamentos m3n1t

Empresa faz limonada com o limão entregue pela enchente no Rio Grande do Sul. 2w3967

14 de agosto de 2024 - 09:11
Ricardo Pianta, CEO da Venko.

Ricardo Pianta, CEO da Venko.

A Venko Networks, uma fabricante gaúcha de equipamentos para telecomunicações, resolveu "fazer uma limonada com o limão" das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em março.

A empresa vai doar 500 unidades de equipamentos, no valor total de R$ 475 mil, para que provedores de Internet possam testar sua tecnologia na prática. Somente provedores regionais gaúchos podem solicitar os dispositivos. 

Conhecidos no jargão de telecom como ONUs e as OLTs, os equipamentos ficam instalados no lado do provedor e do cliente, servindo para entregar conexões de internet com a tecnologia  XGS-PON.

Eles estavam no Instituto Caldeira, hub de tecnologia e inovação em Porto Alegre onde a Venko mantém o escritório e guardava parte do seu estoque. 

O Instituto Caldeira, por sua vez, fica muito próximo do Rio Jacuí e foi coberto por quase dois metros de água durante as inundações na capital gaúcha. O local já voltou a funcionar.

Para poder doar os equipamentos, a Venko afirma ter feito uma “ampla higienização”, com “avaliação microscópica”, acrescentando que apesar de terem “perdido o valor comercial”, os equipamentos ainda são operacionais. 

“Não enviaremos lixo eletrônico a ninguém. Nosso time de especialistas já higienizou as unidades, com análise microscópica, e somente equipamentos testados serão disponibilizados. Além disso, estamos oferecendo nossa equipe de e para uma assistência completa aos provedores que solicitarem os dispositivos", explica o CEO da Venko, Ricardo Pianta.

A maioria dos modelos disponíveis são Bridges, Desktop ou SFP+, incluindo os modelos D21 e XG-99S, bem como algumas unidades das HGUs AX5400 e do modelo corporativo WAG_052C. 

Os equipamentos permitem a adoção de redes XGS-PON, nas quais a velocidade de e é igual (ou simétrica, no jargão de telecom), chegando a até 10Gbps. 

As redes PON oferecem velocidades assimétricas mais baixas, de até 2,5 Gbps downstream e 1,25 Gbps upstream.

Para saber mais informações, os ISPs devem entrar em contato por WhatsApp ou e-mail com a Venko e informar o nome do provedor, a cidade, o e-mail de contato, o site e a quantidade de clientes.

Leia mais 6z23s

TI

Claranet anuncia novas lideranças h3e2c

Há 288 dias
CONECTADO

Norte terá mais 647 km de fibra 57t4d

Há 289 dias
CARREIRA

Turella, ex-Mhnet, é a CFO da FiberX 2i571l

Há 296 dias
NOMES

Troca de comando na Algar Telecom 5t3kd

OUI

Fibras ópticas sas são alvos de sabotagem 2x4h58

CX

Vero adota solução da Genesys 3e5850