
Fábrica da Veracel em Eunápolis, no sul na Bahia. Foto: Divulgação.
A Veracel, uma das maiores produtoras de celulose do país, está usando tecnologia da AspenTech para monitorar o desempenho e antecipar falhas no maquinário da sua fábrica, o que se chama de manutenção prescritiva.
O projeto piloto está em execução desde agosto de 2020 e foi possível através de dados históricos predizer falhas de equipamentos com até seis semanas de antecedência.
Uma ampliação deve entrar em operação em junho, envolvendo 13 das principais máquinas da fábrica, localizada em Eunápolis, no sul na Bahia.
“Nossa expectativa é ampliar cada vez mais o escopo da ferramenta para todas as máquinas da planta, além de avaliar a possibilidade de levar a tecnologia para os equipamentos utilizados também nas florestas de eucalipto da empresa”, revela André Borges, Analista Sênior de Negócios de TI da Veracel e um dos responsáveis pelo projeto na companhia.
O projeto foi resultado da atuação em conjunto das áreas de Confiabilidade e Tecnologia da Informação da companhia, que começaram ainda em 2019 a estudar maneiras de incorporar inteligência artificial na análise de dados coletados das máquinas, uma das premissas da Indústria 4.0.
“Com essa ferramenta, nossos colaboradores se tornarão ainda mais especialistas em suas atividades, uma vez que contarão com uma ferramenta que realiza milhares de cálculos e predições impossíveis para um ser humano”, afirma Washington Gonçalves, coordenador de Confiabilidade da Veracel.
A Veracel é uma t venture entre a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, operando na Bahia desde 2005.
Hoje, a empresa tem uma área total de 202,2 mil hectares, a unidade conta com 89,7 mil hectares de florestas cultivadas e 101,3 mil hectares de preservação.
A Aspen Tech é uma líder mundial no nicho de soluções de otimização de ativos (APM, na sigla em inglês), com 2,1 mil clientes em nível mundial e um faturamento de US$ 590 milhões em 2020. No Brasil, a empresa tem uma operação em São Paulo.