
A Verizon Wireless quer dar inteligência aos carros antigos. Foto: ambrozinio/Shutterstock.com
A Verizon Wireless quer dar inteligência aos carros antigos com seu novo serviço “Verizon Vehicle”. O sistema utiliza um adaptador especial com uma conexão de dados própria que se conecta à porta de sistema de autodiagnóstico (OBD) do carro.
Segundo o Yahoo!Tech, todos os carros feitos a partir de 1996 tem portas OBD. Elas são geralmente localizadas sob o .
Conectando o sistema da Verizon na porta OBD, o adaptador da marca é capaz de monitorar o sistema de auto-diagnóstico do carro, o que significa que o pequeno gadget pode monitorar seu veículo para todas as anomalias e até mesmo avisar os motivos para a luz "Check Engine" estar acesa, por exemplo.
Como o adaptador da Verizon tem a sua própria conexão com a internet, ele pode alertar o motorista sobre os probelmas do carro automaticamente através de email, notificações push, ou praticamente qualquer outro meio de contato via web.
Ele também pode fornecer lembretes de manutenção, monitorar níveis de bateria e acompanhar o funcionamento de outras partes do veículo.
O Verizon Vehicle ainda pode determinar se você jse envolveu em um acidente e enviar automaticamente um alerta para os serviços de emergência.
A ferramenta custa US$ 14,99 por mês, com um contrato de dois anos exigido para o primeiro adaptador. Cada Verizon Vehicle adicional custa US$ 12,99 por mês.
Mesmo sendo uma tendência recente, o Gartner já indica os carros ligados à web como um dos produtos que vão disparar nos próximos anos. Segundo a consultoria, até 2020 cerca de 150 milhões de veículos serão conectados.
Comparando com o número total de carros circulando atualmente no mundo - cerca de 1 bilhão, segundo aponta a revista Ward's Auto - a marca é considerável.
Do total de 150 milhões, 60% a 75% serão capazes de consumir, criar e compartilhar dados por meio de internet sem fio.