
Fundadores da Pismo. Foto: Divulgação
A Visa, gigante americana de serviços financeiros, assinou um acordo definitivo para adquirir a Pismo, empresa brasileira de Software as a Service (SaaS) focada em bancos e fintechs, por US$ 1 bilhão em dinheiro.
A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento, com conclusão prevista para o final de 2023.
Criada em 2016, a Pismo foi fundada por Marcelo Parise (vice-presidente de engenharia), Juliana Binatti Motta (O), Daniela Binatti (CTO) e Ricardo Josua (CEO), que fizeram carreira na Conductor Tecnologia.
Com sede em São Paulo e operações nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a empresa já conta com 244 colaboradores em países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura.
Sua plataforma para serviços bancários e pagamentos baseada na nuvem já gerencia 45 milhões de contas. Entre os clientes, estão Itaú, BTG Pactual, o banco digital N26 e a Falabella.
Em outubro do ano ado, a empresa havia recebido um investimento de US$ 108 milhões em rodada série B liderada por Softbank, Amazon e Accel. A Redpoint Ventures também está entre os investidores da brasileira.
Conforme o site Bloomberg Línea, a Mastercard, principal concorrente da Visa, também estava na disputa para a aquisição.
Em nota, a Visa destacou que a compra agrega soluções de processamento bancário e de emissão para cartões de débito, pré-pago, crédito e empresariais por meio de APIs nativas em nuvem.
A plataforma da Pismo também permitirá que a compradora ofereça e e conectividade para trilhas de pagamentos emergentes, como o Pix no Brasil, para instituições financeiras clientes.
“Por meio da aquisição da Pismo, a Visa pode servir melhor nossos clientes, instituições financeiras e fintechs com soluções bancárias e de emissão diferenciadas que eles podem oferecer aos seus clientes finais”, explicou Jack Forestell, líder global de produtos e estratégia da Visa.
Após a venda, a Pismo irá manter seu atual time de gestão.
“A Visa nos fornece apoio incomparável para expandir nossa presença globalmente e ajuda a moldar uma nova era de pagamentos e serviços bancários”, afirma Ricardo Josua, fundador e CEO da Pismo.
A Visa atua em mais de 200 países e territórios e reúne 3,9 bilhões de cartões em todo o mundo, 255 bilhões de transações e mais de 80 milhões de estabelecimentos que usam seus serviços.