.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Vivo, uma das principais operadoras do país, contratou a Tachyonix, uma startup fundada por brasileiros em Israel cuja proposta é oferecer uma infraestrutura de desenvolvimento quase sem código para plataformas com sistemas SAP, para modernizar e otimizar sua área de recursos humanos.
O projeto consistiu na criação de aplicativos voltados ao uso na rotina de trabalho dos colaboradores da empresa.
A parceria entre as empresas é fruto de um investimento realizado pela Wayra Brasil, corporate venture capital da Vivo, em 2023, quando a operadora se tornou cliente da Tachyonix.
Ao todo, foram desenvolvidos mais de 70 aplicativos. Na primeira onda, a empresa criou 27 aplicações dentro de um período de 55 dias úteis, as quais geraram uma economia de até 75% no tempo e custo na produção de novas ferramentas.
Entre as funcionalidades, estão aplicativos que possibilitam o registro de ponto e a programação de férias de forma completamente digital.
No primeiro caso, a ferramenta está disponível nas versões mobile e desktop. Anteriormente, era necessário que os funcionários marcassem sua entrada e saída com um crachá físico, o que gerava uma necessidade mensal de correções manuais no sistema.
Desde a mudança, as informações se tornaram 100% digitalizadas dentro do sistema SAP, por meio da criação de aplicativos low-code e no-code, livre de bugs, totalmente documentados e com atualização automática.
“A Tachyonix tornou-se uma parceira estratégica da Vivo Telefónica e nos apoiou de forma rápida a solucionar os desafios da área, melhorando a comunicação e satisfação entre os colaboradores”, afirma Hussein Ali El Chab, gerente sênior de projetos da Vivo Telefónica.
Segundo El Chab, as novas aplicações proporcionam um relatório organizado, em que o gestor identifica com facilidade qualquer alteração e consegue orientar os funcionários por meio de alertas e instruções facilmente íveis.
Os pedidos de reprogramação de férias, por exemplo, podem ser feitos a partir de um smartphone ou tablet.
“Conseguimos colocar 16 aplicativos no ar para a Vivo na segunda onda, adicionalmente aos 27 da primeira versão. Usando a tecnologia desenvolvida com a solução da Tachyonix, o usuário reduz drasticamente a chance de erro humano. Isso permitiu que o impacto da mudança na cultura da corporação fosse positivo, uma vez que tornou mais rápida e eficiente a comunicação interna, sem erros na aplicação”, garante Marcelo Korn, CEO e fundador da Tachyonix.
Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional.
Com faturamento de R$ 44 bilhões, a empresa tem 98 milhões de os na rede móvel e é líder em telecomunicações no país. A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G e 2,9 mil municípios com 4,5G.
Fundada em 2019 em Modiin Maccabim Reut, uma cidade de 90 mil habitantes localizada entre Jerusalém e Tel Aviv, a Tachyonix foi criada por Marcelo Korn (CEO) e Rogério Balassiano (CTO).
Korn trabalhou por 12 anos na operação da Intel em Israel, onde chegou a ser líder na área de segurança.
Já Balassiano ou 10 anos na Petrobras, no Brasil, como engenheiro sênior de software, além de ter atuado na Sonda. Antes de fundar a Tachyonix, foi engenheiro sênior de software na operação isralense da China Motors. Em todas as empresas, atuou em projetos ligados a tecnologias da SAP.