PESQUISA

Vivo se junta ao AKCTI, da UFG 15p3q

Operadora participará de projetos de inovação aberta da universidade federal goiana.  396u6m

18 de fevereiro de 2025 - 11:41
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Vivo é a mais nova associada do Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies (AKCTI), centro de pesquisas e desenvolvimento de inovação tecnológica voltada para experiências imersivas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Juntas, as instituições realizarão pesquisas e oferecerão capacitação para os colaboradores da operadora.

Além disso, a empresa poderá participar de projetos de inovação aberta em áreas estratégicas, como a de inteligência artificial.

A companhia também terá interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores da UFG, possibilitando análises complexas e acelerando o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

“Somos a única operadora associada ao AKCTI e esta parceria é muito estratégica para que a Vivo possa ter avanços exponenciais no uso da IA. A aproximação com universidades é uma importante alavanca para consolidar a Vivo como líder em inovação aberta, permitindo-nos explorar soluções tecnológicas avançadas, especialmente em um cenário de aceleradas mudanças”, afirma Adriana Lika, diretora de dados e IA da Vivo.

Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional, com um portfólio de produtos para clientes B2C e B2B.

Com faturamento de R$ 52,1 bilhões, a empresa possui 100,9 milhões de os na rede móvel e é líder no segmento, com 38,8% do mercado.

A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G e 2,9 mil municípios com 4,5G. Já a sua cobertura 5G chega a todas as capitais brasileiras.

Fundada em 14 de dezembro de 1960, a UFG é uma das principais universidades da região Centro-Oeste do Brasil e desempenha um papel central na educação, pesquisa e extensão na área.

Seu currículo oferece cursos de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e Naturais Saúde, Artes, Engenharias e Ciências Agrárias.

São cerca de 22,8 mil alunos matriculados em cursos de graduação presenciais. Além disso, a universidade oferece programas de pós-graduação que incluem 53 cursos de mestrado e 28 de doutorado.

O AKCIT está associado ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), maior referência latino-americana para Inteligência Artificial (IA).

Adicionalmente, AKCIT é o primeiro grupo de pesquisa da América Latina reconhecido pela NVIDIA no programa "AI Nations".

O centro conta com cerca de 700 pesquisadores de 14 estados brasileiros e de quatro países diferentes. Entre seus parceiros, estão grandes companhias como iFood, Itaú, Globo, Positivo, Vivo, Natura e Sicoob, que buscam na universidade a solução para seus desafios em IA.

Leia mais 6z23s

CARROS

BYD: exploração de lítio em MG 591i3b

Há 94 dias
INOVAÇÃO

Governo investe R$ 10 mi em ChatGPT jurídico 45133p

Há 94 dias
EXPANSÃO

Brasil deve ganhar mais 220 MW em data centers 2j6x4k

Há 95 dias
TECNOLOGIA

Brasileiros participam do International AI Safety Report 43565t

MULHERES

Duas brasileiras entram em lista global sobre IA 1n2k2b