
Fabio Costa. Foto: divulgação.
A VMware anunciou um de seus os para ganhar força no mercado nacional em 2014: a multinacional deverá inaugurar seu primeiro data center em território brasileiro.
Para a companhia, o Brasil está na lista de prioridades para investimentos de infraestrutura. Ao redor do mundo, a empresa conta com quatro centros de dados nos Estados Unidos, um na Europa e um na Ásia.
Em entrevista ao CRN Brasil, o country manager Fábio Costa destacou que a estrutura nacional permitirá que seus clientes mantenham seus dados entre data centers locais (baseados em VMware) e o da própria fabricante, o que facilitará a gestão das infraestruturas e o tráfego de informação entre eles.
Segundo Costa, a VMware, que conta com 1,1 mil canais no País, sendo 400 ativos, entrará em concorrência direta com a AWS, tanto na concorrência pelas PMEs, como também pelas grandes empresas.
“Vendemos virtualização por muito tempo. Agora vamos para a nuvem. Não mais eles terão apenas que vender licença, mas também fazer a integração, implantar serviços”, destacou o country manager.
No entanto, segundo Costa, o investimento inicial será moderado, devido aos custos que envolvem a abertura de uma estrutura de ponta, com alta capacidade de energia e banda larga.
De acordo com o gerente, o data center será ampliado de acordo com o aumento de volume de solicitações e negócios na infraestrutura da fabricante.