Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

V60 é uma das linhas compatíveis com o Sensus Connected Touch. Foto: Divulgação.
Novo sistema da Volvo pode transformar carro em hotspot, distribuindo sinal de internet para outros dispositivos. O sistema Sensus Connected Touch é um dispositivo multimídia que funciona a partir de uma conexão 3G ou 4G.
Com a ferramenta é possível navegar na internet, ouvir estações de rádio, assistir a vídeos no Youtube e ar redes sociais.
A tecnologia Android permite a instalação de apps que podem ser visualizados em uma tela touch screen de sete polegadas que usa feixes de raios infravermelhos para identificar os toques.
Além disso, o ório permite o uso de mapas da Google, sistema de navegação 3D iGo Primo com atualizações de tráfego, indicação de clima local, localização de concessionárias Volvo e Roadtrip.
O Sensus pode ser usado nos modelos V40, S60, V60 e XC60 fabricados a partir de 2011 e será vendido em todas as concessionárias da marca.
“A interface intuitiva e de fácil manuseio, assim como a diversidade de aplicativos, permitirá ao proprietário de um Volvo uma experiência 2.0 em sistemas multimídia para automóveis”, explica Paulo Solti, presidente da Volvo Cars do Brasil.
De acordo com a empresa, algumas funções do equipamento são bloqueadas quando o automóvel está em movimento, por questões de segurança.
O interesse da Volvo por essa interatividade foi anunciado em dezembro do ano ado com uma possível parceria com a Ericsson para conexão na nuvem.
Mesmo que com o produto atual não cite uma parceria com a empresa sueca, a ideia era que os motoristas pudessem ar informações e navegar a partir de uma tela e que o carro integrasse o mesmo nível de serviços digitais que os consumidores hoje utilizam em suas casas ou no trabalho.
A Chevrolet também lançou no Brasil, no final de 2011, o Agile Wi-Fi desenvolvido em parceria com a TIM.
O veículo saiu em edição limitada com mil unidades, oferecendo outros recursos online aos usuários, como mapas, check-in em hotéis, reservas em restaurantes e bares, redes sociais, compras online e o a e-mails.