COMUNICAÇÃO

Votorantim Energia reduz links com Sencinet 1f2vv

Companhia agora utiliza link único para processar a troca de informações de quatro usinas com o ONS. 6k2k1m

11 de fevereiro de 2021 - 11:31
Fundada em 1996, a Votorantim Energia possui 23 usinas hidrelétricas. Foto: divulgação.

Fundada em 1996, a Votorantim Energia possui 23 usinas hidrelétricas. Foto: divulgação.

A Votorantim Energia, empresa do setor elétrico que faz parte do conglomerado Votorantim Group, contratou a Sencinet, integradora de telecomunicações e serviços em nuvem, para otimizar a rede de comunicações de quatro das suas usinas hidrelétricas.

No projeto, a companhia ou a utilizar apenas um link para processar toda a troca de informações das usinas com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Anteriormente, o mesmo processo era executado com a utilização de um link para cada planta.

O projeto envolveu as usinas de: Sobragi, localizada em Belmiro Braga, Minas Gerais; Itupararanga, em Votorantim, São Paulo; Pedra do Cavalo, em Cachoeira, Bahia; e Ourinhos, em Ourinhos, São Paulo. 

Com a redução de links, a Votorantim Energia reduziu os custos em 40%, além de ter ganhos no que diz respeito ao esforço de gestão e controle das conexões com a disponibilidade de relatórios de disponibilidade, tráfego e comportamento da rede. 

"Acreditamos que o projeto trouxe ganhos inclusive para o próprio ONS devido a uma diminuição na quantidade de links e roteadores na infraestrutura para recebimento das conexões com a Votorantim. Assim, elevamos a operação aos mais modernos conceitos de segurança e economia de recursos", afirma Leonardo Vinicius Gomes, gerente geral comercial da Votorantim Energia.

A regulamentação da ONS exige que as usinas se conectem a centros regionais por meio de dois sites distintos denominados Sistema Local de Aquisição de Dados (SAL) e Sistema Remoto de Aquisição de Dados (SAR). 

Eles precisam prover 99,98% de disponibilidade e ainda estarem em caminhos não colapsados, ou seja, caminhos distintos. 

Segundo a empresa, isso é necessário porque é através da transmissão de dados que o órgão se baseia para controlar, por exemplo, a abertura e o fechamento de comportas e barragens das hidrelétricas — inclusive em casos de urgência.

De acordo com a Sencinet, a estrutura da companhia ofereceu à Votorantim Energia a possibilidade de utilizar uma rede híbrida e redundante capaz de atender a todos estes requisitos.

"A Sencinet realizou importantes investimentos em sua estrutura para tornar sua rede mais robusta e flexível de maneira que seja possível apresentar soluções de alta disponibilidade, seguras e redundantes em conformidade com as normas exigidas", garante Marcelo Leite, diretor de estratégia e portfólio da Sencinet.

Com sede em São Paulo, a Sencinet possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá, quatro data centers e cinco teleportos, que compõem uma rede de satélites integrada capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina.

Ela possui soluções em banda C, Ku e Ka e utiliza satélites de alta capacidade (HTS). A empresa é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países e conta com um portfólio de clientes com cerca de 400 empresas.

Fundada em 1996, a Votorantim Energia possui 23 usinas hidrelétricas, 21 parques eólicos, e nove consórcios, totalizando 2,6 GW de potência instalada em oito estados brasileiros  — além de ter mais de 400 clientes no mercado livre de energia. Em 2019, a companhia faturou R$ 4,2 bilhões.

Leia mais 6z23s

RESULTADOS

IFS cresce 14% em 2020 4j2p4r

Há 1563 dias
ENERGIA

Copel confirma ter sofrido ataque cibernético 5d5564

Há 1563 dias
RESULTADOS

KLASSMATT INTEGRA S.A. cresce 47% em 2020 4s6b1y

Há 1563 dias
ENERGIA

Eletronuclear sofre ataque de ransomware 625wh

PESQUISAS

MindMiners recebe aporte de R$ 6 milhões 2i3711

CONTRATAÇÃO

Engineering tem novo diretor comercial 3z6u1a

TROCA

Jeff Bezos de saída, assume Andy Jassy 5p5a3m

DECOLAGENS

Tassitano assume Concur no Brasil w1i2q

BYE BYE

NXP sai do Brasil 1d23r

CONTRATAÇÃO

Minsait agora tem head de CXM 5n2b6x