Water Free: o robô e o menino de 13 anos 3p655l

Aos 13 anos de idade, Gregory Frizon Gusberti é uma das promessas do fisl 9.0. O guri faz parte do Grupo de Robótica do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre, e é um dos mentores do projeto Water Free, um robô que se movimenta, transmite imagens, emite sons através de um MP3 player acoplado e, mais importante, serve água aos participantes do fórum. b2f4c

17 de abril de 2008 - 14:13
Water Free: o robô e o menino de 13 anos

Aos 13 anos de idade, Gregory Frizon Gusberti é uma das promessas do fisl 9.0. O guri faz parte do Grupo de Robótica do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre, e é um dos mentores do projeto Water Free, um robô que se movimenta, transmite imagens, emite sons através de um MP3 player acoplado e, mais importante, serve água aos participantes do fórum.

"A idéia do robô é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da água, de como ela fará falta se se extinguir no planeta", afirma Greg, como é tratado pelo pessoal do Grupo. "No robô multifuncional que construímos, grande parte das peças foi fornecida pelo Greg”, informa o orientador da oficina de Robótica do Assunção, Marcos Aranda.

O Water Free se movimenta via rádio controle, transmite e recebe dados, movimenta os olhos, emite voz de robô e outros sons, sendo capaz de interagir com o ambiente no qual está inserido. Para construi-lo, a matéria prima foi sucata, como motores reciclados, sobras de cantoneiras de alumínio, bolinhas, sobras de fios, interruptores, baterias, parafusos e outros objetos.

“Projetamos cada detalhe, testando as possibilidades e nos surpreendemos com os resultados. A cada peça agregada, somamos vitórias", destaca Greg, que atualmente está na 8º série.

A repórter Gláucia Civa faz a cobertura completa do fisl9.0 para o Baguete direto da PUC-RS.