ESTUDO

Web instiga crianças de baixa renda 464b6y

A internet pode mudar para melhor o aprendizado de crianças. Essa é uma das conclusões da tese de doutorado de Heloísa Juncklaus Preis Moraes. 39339

28 de setembro de 2012 - 16:28
Heloísa analisou a descoberta do mundo virtual em sua tese. Foto: arquivo pessoal

Heloísa analisou a descoberta do mundo virtual em sua tese. Foto: arquivo pessoal

Computador e internet em sala de aula desde cedo pode fomentar a vontade de interagir, aprender, e mudar para melhor o aprendizado de crianças, especialmente de baixa renda.

Essa é uma das conclusões da professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e de Comunicação Social da Unisul Heloísa Juncklaus Preis Moraes.

Em seu doutorado na PUC-RS, com orientação do professor Juremir Machado da Silva, ela observou as alterações, principalmente comportamentais, provocadas pela descoberta do computador em crianças do Projeto de Inclusão Digital oferecido pela Unisul.

A pesquisa “A descoberta e a vivência do virtual – experiências infantis” tornou-se livro com publicação da Diretoria da Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina (DIOESC).

Iniciado em 2002, o programa social da universidade atendeu 240 jovens, com 15 turmas em diversas escolas selecionadas pela instituição. Conforme constatação de entrevista socioeconômica, todos os educandos eram de baixa renda.

A professora optou por observar crianças de 9 a 10 anos de Tubarão que cursavam terceiras e quartas séries em escolas públicas e, paralelamente, eram participantes do programa.

“Minha ideia era entender esse processo como um fenômeno sociológico, saber elas descobriam e vivenciavam o mundo virtual”, explica.

Depois de realizar a base teórica, utilizando conceitos como sociologia compreensiva, de Michel Maffesoli, Heloísa foi a campo para entender as experiências das crianças após os primeiros contatos com o computador.

“Elas se mostravam encantadas enquanto descobriam as possibilidades do mundo virtual. Isso modificou a maneira como elas se comportavam em sala de aula. Essas crianças se tornaram mais participativas”, conta.

Além de acompanhá-las no projeto, onde tinham atividades que envolviam blogs e pesquisa, Heloísa observou as reações em sala de aula e o reflexo no ambiente familiar.

FALTA DE INSTRUÇÃO

Heloísa aponta que, tanto na sala de aula, quanto em casa, os envolvidos não estavam preparados para lidar com as mudanças no comportamento dos estudantes.

“A descoberta não era incentivada pela escola que não tem estrutura de um laboratório de informática, por exemplo. As professoras diziam que os alunos estavam mais curiosos, e participativos e que isso as incomodava”, conta.

Com isso, ela percebeu que as alterações perturbavam a rotina dos educadores por falta de preparação.

No ambiente familiar, as crianças trocavam experiências com os familiares, que também desconheciam a  ferramenta.

Os pais demonstravam uma boa recepção, mas não tinham consciência da importância. “Muitos me diziam que não sabiam o que é internet e tinham uma visão apenas instrumental, entendendo que aquilo poderia gerar empregos no futuro, sem ter o entendimento da amplitude de conhecimento”, analisa.

Entre os alunos observados, Heloísa destaca um menino de 9 anos que não tinha televisão em casa.

“Esse detalhe me interessou. A família se informava pelo rádio porque não tinha um televisor. Depois que iniciou no projeto, o menino quis um computador, fez até campanha para que alguém lhe desse um. A internet abriu os olhos dele para o mundo”, relata.

Leia mais 6z23s

PLANO BRASIL MAIOR

PCs e software para educação desonerados 3x2642

Há 4631 dias
MIT

ROI da educação não justifica investimento 2b5w1g

Há 4631 dias
ASCENSÃO

SAP Labs: o sonho do Tiago 2z5y6w

Há 4623 dias
PITACO

Gates: PC é melhor que tablet na educação 64342h

Unisul: processamento em dobro com IBM 26b5g

PELA METADE

Educa Mais: graduação 50% off 123f1w

Lei pode reduzir subsídios à educação 2u3u5f

NA ESCOLA

MS: Office 365 de graça para educação os4k

XENDESKTOP

Bom Jesus: educação virtualizada com LCS 162q2a

LEÃO TRISTE

IR: deduções sem limite para educação? 3j725v

SAP compra Datango mirando educação 2l1773

Unisul lança game para celular 6b1p2s

PUC-RS e HSM Educação formam aliança 142f40