.png?w=730)
Western Union está no mundo todo (Foto: Flicker)
A Western Union, uma das maiores empresas de transferências de dinheiro do mundo, adotou a plataforma da OutSystems para desenvolver aplicativos com pouco uso de código, abordagem que se conhece como “low-code”.
O processo aconteceu depois de uma migração da infraestrutura de TI da Western Union para a nuvem, o que implicou a necessidade reescrever alguns serviços, aplicações de backoffice e soluções de fluxos de trabalho.
“Tínhamos três coisas em mente quando avaliamos a OutSystems: como melhoraria nossa agilidade, a necessidade de oferecer ótimas experiências digitais em escala e o desejo de usar low-code em todas as camadas - front-end, integração e sistemas principais de back-end”, conta Tom Mazzaferro, diretor de dados e inovação da Western Union.
Segundo a empresa, um fator decisivo na escolha pela modalidade low-code foi a velocidade de desenvolvimento e a facilidade de implantação que permitiriam acelerar ciclos de mudança e .
A companhia testou até 2021 a plataforma da OutSystems, quando iniciou o desenvolvimento de seu novo aplicativo de banco digital com seu integrador de sistemas.
A aplicação inclui uma conta bancária multimoeda combinada com transferências de dinheiro e outras vantagens adicionais, como um cartão de débito Visa Platinum.
"Em uma tarefa anterior, tínhamos dez pessoas trabalhando em um projeto de precificação e UX que demorou seis meses para atingir o mínimo. Recentemente, entregamos em apenas 15 dias um trabalho semelhante, com um padrão superior, usando um desenvolvedor OutSystems”, relata Mazzaferro.
Antes, o comum era lançar uma aplicação a cada seis semanas. Agora, é possível implementar duas vezes por semana, e mudanças que demoravam um mês são entregues em até 48 horas.
“Estimamos que estamos lançando novos produtos no mercado pelo menos duas vezes mais rápido que os concorrentes, e provavelmente estamos usando um décimo dos recursos que eles usam no desenvolvimento front-end. Desenvolvemos todo o front-end do aplicativo em menos de quatro meses”, analisa Mazzaferro.
Em apenas 11 meses, a multinacional lançou diversos novos serviços bancários digitais em dois países.
De acordo com o diretor, outro benefício foi a coesão trazida para equipe de desenvolvimento da companhia com a ferramenta visual de auto documentação. Com ela, o time pode integrar novos membros que se tornam produtivos mais rapidamente sem desacelerar o processo.
“A automação reduz o trabalho de desenvolvimento e somos mais produtivos, logo não precisamos de tantos desenvolvedores e não acabamos com código órfão quando os desenvolvedores saem", adiciona Mazzafero.
Desde 1851 em atuação, a Western Union tem sede em Denver, nos Estados Unidos.
Apenas no ano ado, a companhia foi responsável por 268 milhões de transferências, frente a uma média anual de US$ 80 bilhões transacionados em mais de 200 países.
Fundada em 2001 em Lisboa, a OutSystems tem sede em Boston e está presente no Brasil desde 2012.
A companhia tem clientes em todo o mundo com sua plataforma low code que fornece ferramentas para que as empresas desenvolvam, implementem e gerenciem aplicativos omnichannel.
Atualmente, sua comunidade conta com mais de 600 mil membros, mais de 400 parceiros e clientes ativos em 87 países e em 22 setores.
Sua última captação foi feita em fevereiro de 2021, quando recebeu um aporte série E de US$ 150 milhões da Tiger Global Management, Abdiel Capital e outros investidores.