LOGÍSTICA

Whirlpool amplia PLM no Brasil 2s4c48

29 de maio de 2015 - 11:02
Sua máquina de lavar, entregue mais rápido. Foto: Monkey Business Images / Shutterstock

Sua máquina de lavar, entregue mais rápido. Foto: Monkey Business Images / Shutterstock

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, ampliou a sua estratégia de gestão de ciclo de vida do produto (PLM, na sugla em inglês) até o cliente.

Agora, os consumidores podem acompanhar em tempo real as entregas das compras feitas pelos sites da  marcas Consul, Brastemp e pelo parceiro Compra Certa.

Pelo sistema Last Mile B2C, os pedidos am por uma central de logística, que encaminha as solicitações para o transportador. 

Ao receber o produto, a empresa cria os roteiros de entregas, observando as melhores opções para combinar os endereços e datas acordadas.

Antes de sair, pela manhã, o motorista responsável faz no sistema por meio de um telefone móvel e sincroniza as entregas do dia. Neste momento, todos os consumidores recebem um SMS avisando que o produto já está em rota para ser entregue.

Caso o consumidor não esteja presente no momento da entrega, o motorista envia um aviso pelo celular e a equipe da Whirlpool entra em contato com o cliente, que poderá reagendar, caso necessário. 

Somente após este contato é que o motorista recebe autorização para prosseguir com o cronograma.

“O Last Mile é a maneira mais eficiente da empresa otimizar a logística das entregas, pois consegue acompanhar em tempo real a produtividade de cada caminhão que está na rua, além de poder resolver os problemas com mais agilidade” afirma Joel Queiroz, diretor de Logística da Whirlpool Latin America.

O sistema já está implementado na cidade de São Paulo e nas capitais da região sul do país. O objetivo é expandir para toda a região Sudeste e Nordeste em 2015, e, até o final de 2016, em todo o país.

As iniciativas de PLM na Whirlpool no Brasil vem de longa data. Em 2012, o país foi escolhido para começar fase final do Constellation projeto feito com tecnologia da PTC que mobiliza a empresa desde 2006.

A operação latino-americana foi primeira a dispor de uma mesma estrutura de produtos (bill of materials, em inglês, ou BOM no chavão da indústria) para a área de engenharia, manufatura e serviços.

A relação entre PTC e Whirlpool começou em 1986, quando a Whirlpool comprou algumas das primeiras licenças do Pro-E (hoje, 100% das licenças de CAD na companhia são da PTC, um caso raro em usuários desse porte).

Leia mais 6z23s

TENDÊNCIA

Autodesk entra no barco da IoT 3ju73

Há 3792 dias
CAD

Bassi é o novo CEO da Solidworks 3a404r

Há 3779 dias
BALANÇO 2014

Dassault: novas licenças sobem 10% 1b5g3u

Há 3759 dias
CEO

Samora troca PTC por Hexagon 2m1i2b

AGRICULTURA

Stara: mobilidade fomenta inovação 22543f

EXCLUSIVO

PTC contrata Carlos Beato 6d2t4g

KEENDO

Config tem PLM para alimentos 3s394o

CAD

Daimler troca Catia por NX da Siemens z6b53

CAD

SolidWorks reforça time no Sul 1o3wj