Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s
Sua máquina de lavar, entregue mais rápido. Foto: Monkey Business Images / Shutterstock
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, ampliou a sua estratégia de gestão de ciclo de vida do produto (PLM, na sugla em inglês) até o cliente.
Agora, os consumidores podem acompanhar em tempo real as entregas das compras feitas pelos sites da marcas Consul, Brastemp e pelo parceiro Compra Certa.
Pelo sistema Last Mile B2C, os pedidos am por uma central de logística, que encaminha as solicitações para o transportador.
Ao receber o produto, a empresa cria os roteiros de entregas, observando as melhores opções para combinar os endereços e datas acordadas.
Antes de sair, pela manhã, o motorista responsável faz no sistema por meio de um telefone móvel e sincroniza as entregas do dia. Neste momento, todos os consumidores recebem um SMS avisando que o produto já está em rota para ser entregue.
Caso o consumidor não esteja presente no momento da entrega, o motorista envia um aviso pelo celular e a equipe da Whirlpool entra em contato com o cliente, que poderá reagendar, caso necessário.
Somente após este contato é que o motorista recebe autorização para prosseguir com o cronograma.
“O Last Mile é a maneira mais eficiente da empresa otimizar a logística das entregas, pois consegue acompanhar em tempo real a produtividade de cada caminhão que está na rua, além de poder resolver os problemas com mais agilidade” afirma Joel Queiroz, diretor de Logística da Whirlpool Latin America.
O sistema já está implementado na cidade de São Paulo e nas capitais da região sul do país. O objetivo é expandir para toda a região Sudeste e Nordeste em 2015, e, até o final de 2016, em todo o país.
As iniciativas de PLM na Whirlpool no Brasil vem de longa data. Em 2012, o país foi escolhido para começar fase final do Constellation projeto feito com tecnologia da PTC que mobiliza a empresa desde 2006.
A operação latino-americana foi primeira a dispor de uma mesma estrutura de produtos (bill of materials, em inglês, ou BOM no chavão da indústria) para a área de engenharia, manufatura e serviços.
A relação entre PTC e Whirlpool começou em 1986, quando a Whirlpool comprou algumas das primeiras licenças do Pro-E (hoje, 100% das licenças de CAD na companhia são da PTC, um caso raro em usuários desse porte).