
A partir desta quinta-feira, 01, mais de 100 mil moradores da Rocinha, na zona sul do Rio, am a ter o gratuito à internet sem fio.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia também disponibilizou em seu portal virtual cursos profissionalizantes e serviços para os internautas da comunidade. A PUC-Rio patrocinou a implantação da rede.
De acordo com informações da secretaria, o sinal já estava presente na parte baixa da comunidade, no Largo do Boiadeiro, desde março deste ano. A expansão do projeto é parte do programa Rio Estado Digital, que deve oferecer cursos profissionalizantes e o a serviços da rede para os moradores.
Três comunidades já dispõem de rede de internet sem fio gratuita: Santa Marta e complexo Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, na zona sul da cidade, e Cidade de Deus, na zona oeste. Em todas elas há também Unidades de Polícia Pacificadora.
O centro do Rio de Janeiro também já recebeu a tecnologia. No dia 17 de junho, a região central ou a contar com o funcionamento de 14 rádios de transmissão.
Ligada na Avenida Presidente Vargas, a cobertura da rede deve chegar até a Cidade Nova e Candelária. Os planos do projeto pretendem levar a conexão até a Zona Portuária. A orla de Copacabana também já está iluminada por banda larga gratuita.
As instalações fazem parte do programa Rio Estado Digital do governo estadual, que pretende cobrir também a zona portuária e comunidades da região, como o Morro da Providência, que recentemente ganhou uma UPP.