.jpg?w=730)
Cassio Bobsin, CEO da Zenvia. Foto: divulgação.
A Zenvia, companhia gaúcha de plataforma de comunicação e serviços móveis, acaba de comprar a Sirena, startup argentina com base em São Francisco, nos Estados Unidos, dona de um CRM para WhatsApp.
A empresa não informou o valor da aquisição.
Fundada em 2016, a Sirena conta com aproximadamente 700 clientes em mais de 30 países e chegou a captar US$ 2,8 milhões em investimentos em 2018.
Sua tecnologia permite centralizar a comunicação de WhatsApp para equipes de vendas, automatizar parte da jornada do consumidor mediantes bots e fazer broadcast de notificações de valor para o cliente final.
A aquisição traz 55 pessoas para o time Zenvia, totalizando mais de 350 colaboradores. Além disso, expande as operações da empresa na América Latina, com escritórios nos Estados Unidos, Argentina, Brasil e México.
"Nos tornamos a empresa líder da América Latina em quantidade de companhias atendidas com a nossa solução. Agora é a hora de dar um salto ainda maior, unindo a expertise da Sirena no mercado Latam à expansão internacional da Zenvia", ressalta Miguel Morkin, CEO da Sirena.
Com o negócio, a carteira de clientes da Zenvia aumenta, ultraando 8 mil empresas de pequeno, médio e grande portes atendidas.
Segundo a companhia, a ideia é combinar a plataforma da Zenvia e a solução da Sirena para unir comunicação e gestão de vendas. Assim, os profissionais de equipes comerciais não precisarão mais utilizar o WhatsApp pessoal no contato com os clientes.
Além disso, o objetivo da operação é fomentar mais a atuação Latam da Zenvia junto ao WhatsApp Business API, tecnologia do Facebook da qual a companhia de tecnologia brasileira é Official Business Solution Provider.
A Zenvia a, então, a contar com soluções para vendas, marketing e atendimento ao cliente por meio de WhatsApp.
Isso significa a viabilidade do envio de notificações, gestão de filas de atendimento, criação de chatbots, realização de integrações com outros sistemas, automação de fluxos de interação, qualificação de leads e e ao cliente.
"A aquisição da Sirena não somente nos abre as portas para toda a América Latina, mas especialmente encontramos neles um time de alto nível profissional, com cultura similar à nossa e com muita vontade de construir um produto que melhore a comunicação dos clientes", afirma Cassio Bobsin, CEO da Zenvia.
Esta é a segunda aquisição da empresa neste ano. Em março, a Zenvia anunciou a compra da solução da Omnize, uma startup brasileira baseada na Flórida, dona de uma solução na nuvem de customer service.
Com 16 anos de mercado, a Zenvia iniciou no mercado de sistemas baseados em SMS, mercado que ou a liderar em nível nacional em 2011.
Nos anos seguintes, com a tecnologia de SMS sofrendo assédio de novas formas de comunicação por dispositivos móveis, a Zenvia foi se reposicionando para ter uma oferta mais completa em diferentes plataformas.
Em 2018, a receita líquida da empresa foi de R$ 306 milhões, uma alta de 33% frente ao ano anterior.