.jpg?w=730)
Nilson Ayala, presidente da Sucesu-RS e head de relacionamento da GX2. Foto: Divulgação
O Ministério Público do Rio Grande do Sul acaba de lançar um aplicativo de doações a instituições carentes de Porto Alegre.
Batizado de "Adote um Amanhã", o app foi desenvolvido em colaboração com a PUC-RS, uma das maiores universidades do estado, a GX2 Tecnologia, uma empresa gaúcha especializada em desenvolvimento de software, e Sucesu-RS, uma entidade da área de tecnologia.
Inicialmente, o app foi pensado pela Sucesu-RS, que identificou a necessidade de ligar as casas e lares de crianças e adolescentes de Porto Alegre a pessoas que podem colaborar com doações de bens ou serviços.
Nilson Ayala, presidente da Sucesu-RS e head de relacionamento da GX2, conectou a Associação aos alunos da PUC, que pela Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES) da Universidade desenvolveram o aplicativo.
Após o desenvolvimento inicial, o produto foi aperfeiçoado pela equipe de novos talentos da GX2, que integram o programa Rocket Talents da empresa.
“A Sucesu-RS criou essa sinergia, pois entendemos que é uma responsabilidade nossa ser um local onde todos se encontram para fazer o bem através da tecnologia", diz Ayala.
Na prática, ao se cadastrar no aplicativo, as pessoas podem visualizar o que as instituições da cidade necessitam, como equipamentos eletrônicos e até serviços de corte de cabelo.
Atualmente, o “Adote um amanhã” está habilitado para 70 abrigos e casas lares da capital gaúcha, que atendem cerca de 800 crianças e adolescentes.
Conforme o presidente, há o interesse de criar uma diretoria ou vice-presidência dedicada à responsabilidade social.
"A Sucesu-RS, entre seus associados, concentra cerca de 65% do PIB das empresas de tecnologia do Estado. O nosso trabalho é ser um multiplicador de oportunidades para fazer o bem criando sinergia entre aqueles que precisam e aqueles que têm interesse e podem ajudar”, explica Ayala.
Fundada em 2009, a GX2 tem sede em Porto Alegre, dentro do Caldeira, um badalado hub de tecnologia da capital gaúcha. A empresa tem ainda filiais em São Paulo e Belo Horizonte e atende clientes como Honda, Digio, Sicredi, Nestlé, Dasa e Stellantis.
Já a Sucesu-RS é uma entidade com atuação nacional, sem fins lucrativos, que há 53 anos representa usuários e profissionais das áreas de tecnologia da informação do Rio Grande do Sul.