BIOMETRIA

Rio testa embarque com reconhecimento facial n3043

Aeroporto Santos Dumont está usando a tecnologia já testada em Florianópolis e Salvador. 1bz2e

12 de março de 2021 - 10:01
Testes estão sendo realizados com ageiros voluntários da Azul. Foto: divulgação.

Testes estão sendo realizados com ageiros voluntários da Azul. Foto: divulgação.

O Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, está testando o projeto-piloto do Governo Federal para embarque aéreo com uso de reconhecimento facial desde a última quinta-feira, 11.

Denominada Embarque +Seguro, a tecnologia foi desenvolvida pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do governo federal, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra) e está sendo testada com ageiros voluntários da companhia aérea Azul.

A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas de TI Digicon, IDEMIA e Azul/Pacer e asseguram o e dos equipamentos necessários para facilitar o embarque.

Na prática, os ageiros estão sendo convidados a experimentar a tecnologia e, no momento do check-in, é feita a validação biométrica, comparando os dados e a foto tirada na hora com as bases governamentais.

A partir da validação, o ageiro pode embarcar por meio da leitura biométrica do rosto, que é feita pelas câmeras dos pontos de controle de o à sala de embarque e à aeronave, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.

O tempo de checagem por ageiro é de aproximadamente dois segundos.

O aeroporto é o terceiro do país a testar a solução. O primeiro foi o Aeroporto Internacional de Florianópolis, que começou o projeto em outubro, e o segundo foi o Aeroporto de Salvador, que iniciou os testes em dezembro.

No SDU, a novidade é um aplicativo desenvolvido pelo Serpro, que permite às empresas aéreas fazerem o cadastramento, na hora do check-in, do nome e da foto do ageiro, ficando vinculada ao F dele.

Os dados são registrados com o consentimento da pessoa, que recebe uma mensagem, no celular informado, para consentir ou não a inclusão das informações. Anteriormente, o processo de consentimento era feito em papel, com a do titular dos dados. 

“A tecnologia do Embarque +Seguro está sempre em processo de evolução e, desta vez, automatizamos o consentimento para tratamento dos dados do cidadão, de forma prática e alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma Gileno Barreto, presidente do Serpro.

Na capital catarinense, os testes são com ageiros da Latam e a verificação da identificação biométrica começou a ser feita por checagem junto ao banco de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No aeroporto baiano, os ageiros voluntários são da GOL e o banco de dados foi ampliado, contando também com a base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Assim, não só os motoristas, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico no TSE, poderão usufruir da validação biométrica para viajar. Ao todo, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados.

Em breve, outros bancos governamentais devem ser utilizados para ampliar o universo de dados que podem ser validados para atender a todos os cidadãos. 

Após a aprovação dos testes, o governo avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do país.

A tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do ageiro e embarque automático nos portões eletrônicos já era oferecida no mercado. O que não existia era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar a identidade do ageiro.

Com a solução, as autoridades de segurança poderão utilizar inteligência na avaliação de risco antecipada dos viajantes por meio do Sistema Brasileiro de Informações de ageiros (Sisbraip).

Segundo o MInfra, a ideia é que a responsabilidade pela checagem das informações dos ageiros na hora do embarque e a ser das autoridades públicas brasileiras e não mais do funcionário da companhia aérea.

Leia mais 6z23s

TERMÔMETRO

DHL utiliza biometria da Unike para controle de o 3o6fb

Há 1543 dias
SORRIA

Drogaria Iguatemi aceita pagamento por face 3h67y

Há 1556 dias
SEGURANÇA

CyberLabs e PSafe anunciam fusão 2ux5b

Há 1558 dias
BIOMETRIA

Salvador testa embarque com reconhecimento facial 68b24

MARKETING

Unico faz contratação de peso 4e2q5a

TRANSPORTE

Grupo JCA migra para nuvem da Oracle 4g1q6d

ROSTOS

Gateware compra startup de biometria 4w5k9

FUTURO

As tendências tecnológicas de 2021 722mx

REFORÇO

o Digital contrata Fernanda Weiden 2y60b

MINAS GERAIS

Santa Casa monitora risco de Covid-19 com Cyberlabs 7244g