.jpg?w=730)
Foto: divulgação
Em apenas 48 horas, fraudadores criaram nada menos do que 30 sites falsos relacionados ao sistema de “Valores a Receber” do Banco Central, por meio do qual é possível consultar se há dinheiro esquecido em contas bancárias.
É muita gente: segundo o Banco Central, 86 milhões de clientes tinham feito consultas no sistema para saber se tinham algum dinheiro esquecido, um quinto dos quais encontraram algum valor.
Os fraudadores estão de olho no grande interesse em torno do assunto, criando sites falsos para colher dados para realizar golpes nos quais a vítima recebe uma mensagem no WhatsApp com o suposto valor a receber e um link para o site falso do SVR.
Os criminosos solicitam o nome completo e F para a transferência e assim obtêm informações bancárias da vítima.
“É claro que tudo isso é lábia dos bandidos para convencerem as vítimas a informarem seus dados pessoais e credenciais financeiras”, esclarece Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Além disso, o site falso envia notificações para o smartphone e, ao aceitar, os criminosos têm um canal direto para enviar notificações fraudulentas. Os endereços criados são parecidos com o site original com alguma letra trocada ou diferentes pontuações.
Entre alguns exemplos de sites fraudulentos encontrados estão: registrato.online, consultregistrato.online, registrato.click, pixautomaticos.online. O site original para consulta é https://valoresareceber.bcb.gov.br/.