
Fotinhos são uma mão na roda para criminosos digitais. Foto: Depositphotos.
Um pacote com 300 mil imagens de brasileiros está disponível para gratuito em um fórum da Deep Web.
O conjunto de arquivos reúne fotos de fichagens policiais de criminosos da Polícia Civil do Espírito Santo (as imagens mostram um logotipo da PF do ES) até simples fotos 3x4 do tipo que se usam em documentos de identidade.
Quem achou as fotos foi a Solo Iron, unidade de cibersegurança da Solo Network, uma das maiores integradoras de TI brasileiras.
A Solo Iron não conseguiu confirmar a origem das imagens, até o momento. Os registros podem ter vazado, ou terem sido coletados por robôs na Internet, técnica conhecida como web scrapping.
“Para ar o fórum, é necessário créditos que podem ser comprados. Com aceso ao fórum, e utilizando esses créditos, é possível fazer o das fotos gratuitamente”, explica Felipe Guimarães, Head da Equipe de Cibersegurança da Solo Iron.
Segundo Guimarães, as fotos podem ser usadas por criminosos para realizar a tentativa de criação de contas bancárias falsas e solicitações fraudulentas de crédito, podem também facilitar fraudes avançadas com criação de deepfakes.
Isso porque, de posse das imagens, não é difícil fazer uma busca por imagens no Google e encontrar dados preliminares do dono da fotografia, como nome, links de redes sociais, idade, email, entre outros.
“Recomendamos às empresas – principalmente do segmento financeiro – que aumentem seu nível de alerta nos próximos dias por conta do potencial de fraude, e pelo fato de que as imagens estão sendo distribuídas gratuitamente, potencializando ainda mais o possível volume de tentativas de fraude”, afirma Guimarães.