.png?w=730)
Apesar disso, 82% das empresas dizem entender que a proteção e privacidade de dados é importante (Foto: Depositphotos)
Uma pesquisa recente do Grupo Daryus, especializado em consultoria e educação em gestão de riscos, cibersegurança, proteção de dados e segurança da informação, indicou que 80% das empresas presentes no Brasil não estão completamente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Enquanto apenas 20% das companhias estão em consonância com a LGPD, 35% das companhias estão parcialmente adequadas às normas da lei e 24% ainda estão na fase inicial do processo de adaptação. Mais de 19% das entrevistadas não investem no setor.
Apesar disso, 82% das empresas dizem entender que a proteção e privacidade de dados é importante.
Entre aquelas que buscam se adequar, 53% contaram com o auxílio de uma consultoria especializada, frente a 27% que preferiram não contratar especialistas externos.
Nesse último cenário, 69% das empresas definiram um executivo encarregado pelo tratamento de dados pessoais. Desses, 41% possuem formação em TI, 33% na área jurídica e 26% em outras áreas.
Segundo o advogado Guilherme Guimarães, especialista em gestão de Tecnologia da Informação, o problema também envolve negócios que implementam as medidas técnicas e istrativas exigidas, mas, no fim do dia, "as esquecem na gaveta”.
“Todos os negócios que coletam, armazenam e tratam informações pessoais têm que ter a garantia que esses dados sejam preservados, com total segurança. Ademais, é obrigação da pessoa jurídica fazer com que o titular dos dados tenha o às informações recolhidas, sendo que é do direito do funcionário ou consumidor requerer verificação, correção e até mesmo eliminação dos dados”, alerta Guimarães.
Caso não haja adequação, a dor de cabeça é grande não só para os clientes que têm seus dados vazados, mas também para as empresas que são penalizadas por multas mediante infrações.
A penalidade corresponde a 2% da receita total das companhias, podendo chegar a um teto de R$ 50 milhões para aquelas que não definirem protocolos claros de proteção aos dados dos consumidores e funcionários.
Desde 2005 em atuação, o Grupo Daryus oferece cursos de pós-graduação, nacionais e internacionais, baseados em estudos de caso. São mais de 400 projetos realizados, mais de 100 mil pessoas impactadas e mais de 50 mil alunos em cursos e pós-graduações.