
Ruas de Bogotá, na Colômbia. Foto: Depositphotos.
A Advent, um dos maiores fundos de investimento do mundo, acaba de comprar a Siesa, empresa que é a maior fornecedora independente de sistemas de gestão da Colômbia.
A Siesa tem 40 anos de mercado e cerca de 7 mil clientes na Colômbia. A Advent não divulgou o valor do negócio. A empresa oferece ERP e softwares adjacentes para gestão de vendas, recursos humanos e e-commerce.
Um aspecto interessante é que a Siesa é líder de mercado na área de hospitalidade e varejo, assim como a Linx, maior empresa de software de gestão para varejo do Brasil, no momento à venda e na qual a Advent seria uma das interessadas.
Como se sabe, a Stone colocou a Linx à venda em setembro, quatro anos depois de ter pagado R$ 6,7 bilhões pelo negócio em 2020.
A integração das empresas não deu certo e a Stone colocou um preço de venda inicial de R$ 4,5 bilhões na Linx.
A principal candidata para comprar o negócio é a Totvs, que inclusive disputou taco a taco a compra contra a Stone em 2020.
Outros nomes que já apareceram na imprensa foram o do Mercado Livre e fundos de investimento, um dos quais seria o Advent.
E a aquisição da Siesa, sinaliza o que em relação ao comprometimento da Advent em comprar a Linx? Este repórter deve confessar que não tem a menor ideia.
De qualquer forma, a Advent destaca na nota enviada para a imprensa sobre a compra da Siesa suas credenciais no mundo de software de gestão, que incluem uma participação na Syspro, uma multinacional americana forte em ERP para manufatura e distribuição a própria Totvs no Brasil, entre outras menos conhecidas.
O negócio envolvendo a Totvs, porém, aconteceu quase na época do guaraná com rolha. O fundo comprou 25% da Microsiga, que veio a ser comprada pela Totvs, lá em 1999.
A empresa também fez outros investimentos no nicho de tecnologia visto de maneira mais ampla, incluindo nomes como CI&T, Neoris, Sophos, Nubank, Easynvest, Ebanx, dentre outros