
A Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o quinto mais movimentado do Brasil. Foto: Divulgação/BH Airport
A BH Airport, concessionária que istra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, contará com a operadora Vivo para fornecer a conectividade 5G para o novo laboratório de testes do terminal.
O laboratório, que deve ser inaugurado no ano que vem, é um centro de inovação focado em tecnologias aeroportuárias, mobilidade e conectividade, tendo o 5G como temática transversal.
Nele, também serão desenvolvidas aplicações em logística, segurança e mobilidade, com foco em ampliar a eficiência de soluções de reconhecimento facial, escaneamento de bagagens, rastreamento de malas em tempo real, entre outras.
Além da Vivo, já estão no projeto empresas como Ericsson, Raja Valley, Embraer, Puc-Minas, Fundação Dom Cabral e Stellantis.
Segundo Kleber Meira, CEO da BH Airport, o objetivo do projeto é consolidar o conceito de smart airport conectado ao ambiente de smart city, desenvolvendo um aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança.
“Temos uma mini cidade instalada no nosso terminal, com uma gama de serviços como estacionamento, lojas, logística de carga, segurança e estação de tratamento de esgoto, onde transitam cerca de 40 mil pessoas por dia. Contar com a Vivo nesse sentido é abrir caminho para um mundo de possibilidades”, afirma Meira.
Como cofundadora do laboratório 5G, a Vivo irá explorar serviços e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT), com o uso de ferramentas de big data e inteligência artificial embarcadas nos dispositivos conectados.
“São soluções de gerenciamento de frotas, gestão de equipes operacionais e facilities, eficiência energética, assim como soluções de marketing de proximidade através de wifi e sinalização digital”, detalha Diego Aguiar, diretor de operações da Telefónica Tech IoTCo.
Além do 5G, a infraestrutura também contará com as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para ar todas as aplicações em IoT.
Localizado em Confins, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte com cerca de 6,8 mil habitantes, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o principal do estado de Minas Gerais e o quinto mais movimentado do Brasil, recebendo cerca de 22 milhões de ageiros por ano em uma área de 132 mil m².
A BH Airport, concessionária do aeroporto, é formada pelo Grupo CCR, companhia de concessão de infraestrutura, pelo Zurich Airport, principal hub aéreo da Suíça, e pela Infraero, gestora brasileira de aeroportos.
Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional.
Com faturamento de R$ 44 bilhões, a empresa tem 99 milhões de os na rede móvel e é líder em telecomunicações no país. A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G, 3,2 mil municípios com 4,5G e em todas as capitais com 5G.