
A TIM iluminou o estádio com a cor azul para celebrar o acordo com o Maracanã. Foto: Divulgação
A TIM, uma das maiores operadoras de telefonia do Brasil, instalou 17 antenas de internet 5G no Maracanã, o maior estádio de futebol do país.
A estreia da tecnologia acontece nesta quarta-feira, 19, na final entre Flamengo e Corinthians pela Copa do Brasil.
Segundo a operadora, o estádio é o primeiro do Brasil a contar com a quinta geração de rede móvel.
“Nosso objetivo é potencializar a experiência do torcedor em um cenário de intensa conectividade, facilitando também o trabalho de quem atua no espaço, como a imprensa, por exemplo”, diz Alberto Griselli, CEO da TIM.
Conforme Griselli, apenas a operadora oferecerá a rede no Maracanã neste primeiro momento.
Com infraestrutura suficiente para atender a um público superior à capacidade do local, as áreas ao redor do estádio também serão atendidas, como pontos como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mangueira.
“A chegada da rede 5G no Maracanã traz um avanço tecnológico importante para a infraestrutura do estádio e o coloca definitivamente na mesma prateleira dos maiores do mundo”, comenta Severiano Braga, CEO do Maracanã.
A instalação do 5G no estádio pela TIM faz parte de um acordo de patrocínio, que prevê a exibição da marca em locais estratégicos, como banco de reservas, telão e painéis de LED.
Na noite desta última terça-feira, 18, a operadora iluminou o estádio com a cor azul para celebrar o acordo.
Inaugurado em 1950, o estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é o maior do Brasil, com capacidade para 78,8 mil torcedores e localizado no Rio de Janeiro.
O local foi sede de duas finais de Copa do Mundo, Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos.
A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia e conta com mais de 50 milhões de clientes. Em 2021, a empresa listada na B3 e na NYSE faturou R$ 18 bilhões, alta de 4,6% em relação ao ano anterior.
*Luana Rosales cobre a Futurecom 2022 a convite da organização da feira.