
Samuel Flores, analista de TI sênior da AES Sul. Foto: divulgação.
A AES Sul, distribuidora que atende a mais de 1,2 milhões de clientes, ou cerca de um terço dos consumidores do Rio Grande do Sul, em 118 cidades, reduziu à metade incidentes de indisponibilidade em seus sistemas com o uso do OpMon, software gaúcho de monitoramento de processos de TI.
A solução, fabricada pela OpServices, também aumentou a produtividade da TI da distribuidora de energia, já que reduziu a quantidade de ocorrências a serem despachadas para as equipes de campo.
É o que conta Samuel Flores, analista de TI sênior da AES Sul.
Segundo ele, a solução atende à empresa em duas frentes: no monitoramento da infraestrutura, já que toda a TI é terceirizada, e no gerenciamento de serviços, aumentando a proatividade no combate a falhas.
“Com o OpMon, foram instalados robôs que simulam incidentes e verificam o tempo de resposta e disponibilidade para cada processo. Podemos diagnosticar possíveis problemas e evitá-los antes que aconteçam”, afirma o profissional.
O projeto engloba também o monitoramento do tempo de resposta dos sistemas combinados aos indicadores de negócio da empresa.
“Usamos estas informações para o planejamento, já que é possível fazer uma análise do histórico dos incidentes e ainda previsões futuras, com as melhorias que a solução ajuda a sinalizar”, afirma o analista.
Agora, o projeto é ampliar o uso do OpMon para sua versão mobile.
Ainda em 2013 a AES Sul deverá adotar a solução móvel, permitindo exibir os dados de monitoramento também em celulares e tablets de equipes de campo.
Os investimentos em TI são uma constante na distribuidora de energia elétrica.
Recentemente, a companhia implantou o software de data mining IBM SPSS Modeler para gerenciar ações relacionadas a perdas causadas por fraudes na rede.
Implantada pela paulista DMSS, a solução ampliou de 13% para até 23% o nível de assertividade da empresa na identificação de fraudadores.
Um ganho e tanto, já que, conforme avaliação divulgada pela concessionária, cada ponto percentual conquistado significa centenas de megawatts/hora recuperados e ganhos de aproximadamente R$ 20 mil mensais.