.jpg?w=730)
A AGCO é dona de marcas como Massey Ferguson. Foto: divulgação.
A AGCO, fabricante multinacional de equipamentos agrícolas, anunciou globalmente nesta sexta-feira, 6, ter sido alvo de um ataque de ransomware que afeta algumas de suas instalações de produção desde a última quinta-feira, 5.
Sem citar quais fábricas foram afetadas nem dar mais detalhes sobre o incidente, a empresa informou que ainda está investigando a sua extensão, mas acredita que as operações comerciais devem ser afetadas por vários dias.
Mais tempo ainda deve ser necessário para a retomada de todos os serviços, dependendo da rapidez com que a companhia for capaz de reparar seus sistemas.
“Nossas expectativas em relação à resolução dos problemas são declarações prospectivas e os resultados reais podem ser materialmente diferentes devido a vários fatores, incluindo nossa capacidade de reinstalar o software com sucesso e restaurar as operações de TI nos locais afetados”, esclareceu a AGCO em nota.
O Baguete entrou em contato com a assessoria de imprensa da companhia no Brasil sobre o impacto do incidente nas unidades do país, que se limitou a afirmar: "as operações no Brasil seguem em atividade. De fato, a AGCO fez o anúncio e estamos trabalhando para resolver, forneceremos atualizações assim que possível".
A multinacional americana tem uma grande presença no Brasil, com sede em Jundiaí, São Paulo, e sete unidades fabris. Duas delas estão em território paulista e cinco, no Rio Grande do Sul.
Incluindo a Argentina, onde também tem uma fábrica, o mercado sul-americano representa 9% das vendas globais do grupo, contando com 245 concessionárias.
Fundada em 1990 e sediada nos Estados Unidos, a AGCO teve vendas líquidas de US$ 11,1 bilhões em 2021.
Com presença em mais de 140 países, a companhia atua no projeto, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão. A empresa é dona de marcas como Massey Ferguson, Valtra, Challenger, Fendt e GSI.
*Atualizado no dia 09/05, às 18h30, com a posição da AGCO sobre a situação na operação brasileira.