CRIPTOGRAFIA

Escola do MPU sofre ataque cibernético 6zi63

A própria instituição informou o incidente, que afeta seus sistemas desde a última quarta-feira, 27. 6aw1q

29 de abril de 2022 - 14:30
Foto: Pixabay.

Foto: Pixabay.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), localizada em Brasília, comunicou ter sofrido um ataque cibernético na manhã da última quarta-feira, 27, que permite a criptografia de dados quando os seus computadores são ligados.

“Por questão de segurança, todas as máquinas da Escola foram desligadas, bem como as saídas de rede, para evitar que houvesse propagação do vírus, deixando a Escola ‘offline’", informou a instituição em suas redes sociais.

Enquanto isso, a dimensão do dano está sendo investigada pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), servidores da área de TI de outros ramos do MPU e representantes das empresas prestadoras de serviços como firewall, backup e segurança de dados.

Na tarde desta sexta-feira, 29, a situação persiste, inclusive com instabilidade no site da Escola. Os cursos a distância programados para os últimos dias tiveram as aulas adiadas. 

A ESMPU é responsável pela capacitação e pelo aperfeiçoamento funcional de membros e servidores do Ministério Público da União (MPU), atuando na promoção de atividades acadêmicas e de extensão, no apoio a pesquisas científicas, na edição de publicações e no desenvolvimento de projetos.

O ataque parece não ter atingido o restante do MPU, organização que compreende o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e os Ministérios Públicos dos Estados (MPE).

O judiciário, por sua vez, foi um alvo frequente de cibercriminosos nos últimos meses. Na lista de atacados, estão o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

A área de educação também tem estado na mira dos hackers. Em março deste ano, o Grupo Marista, controlador de organizações como PUR, Colégios Maristas e Hospital Marcelino Champagnat, também sofreu um ataque cibernético e teve que interromper seus sistemas.

Leia mais 6z23s

INCIDENTE

Banco PAN tem vazamento de dados 3f2z2e

Há 1131 dias
NOMES

Martins, ex-Lojas Renner, está na Unicred 3z1r5m

Há 1136 dias
RESULTADOS

ISH fatura R$ 314,1 mi, alta de 19,4% 1ow1o

Há 1138 dias
REDES

Lumu abre operação no Brasil 366o6x

AUTOPEÇAS

MercadoCar sofre ataque cibernético 1yd2b

PROTEÇÃO

Banco BV quer se proteger de deepfakes 2b4w2w