
Rafael Gomes, diretor de Tecnologia da Informação da Agrotools. Foto: Divulgação
A Agrotools, plataforma paulista voltada a corporações agro, conquistou a certificação ISO 27001, referente às diretrizes de gerenciamento de segurança da informação.
Para isso, a empresa contou com a B/Luz, consultoria jurídica que atua no setor de Internet, tecnologia e telecomunicações, nos processos de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Trabalhamos com informações e insights há mais de uma década. Tendo isso em vista e com o amadurecimento da empresa, nosso objetivo não era apenas o certificado, mas também os frutos dessa jornada”, declara Rafael Gomes, diretor de Tecnologia da Informação da Agrotools.
Com a adequação, a agtech destaca que obteve benefícios como conformidade, redução de riscos, eficiência operacional, vantagem competitiva, evolução organizacional e integração de sistemas e times.
“No futuro, queremos seguir no processo de melhoria contínua, assim como avaliar outras possíveis certificações e evoluções que impactem positivamente e com benefícios para nossos clientes e parceiros, acelerando cada vez mais nossa evolução tecnológica”, conclui Gomes.
A certificação 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.
Entre os requisitos para obtê-la, está o contexto da organização: a gestão de ativos e seus riscos, a segurança física e de suas operações, plano de tratamento de riscos e continuidade de negócios, além de treinamentos de conscientização para toda a equipe.
No Brasil, cerca de 165 empresas possuem a ISO 27001, sendo 89 delas do setor de TI.
Fundada em 2007, a Agrotools oferece uma plataforma digital voltada às corporações agro, com soluções de gestão de risco, análises remotas, entre outras.
Atualmente, a empresa analisa mais de 4,5 milhões de territórios rurais e monitora R$ 15 bilhões em commodities. Além disso, são mais de 200 milhões de hectares monitorados, incluindo mais de 60% do abate brasileiro de gado.
A agtech possui uma carteira com mais de 200 clientes, entre eles McDonald’s, Rabobank, Nestlé, Carrefour, Agrogalaxy, Sicredi, DSM, Syngenta e Itaú.
Já a B/Luz foi fundada em 2004, possui sede em São Paulo e escritórios em Florianópolis, Porto Alegre, Londrina e Miami.
A consultoria jurídica conta com mais de 160 funcionários, mais de 200 clientes e já assessorou mais de 200 fundos, registrando uma operação de R$ 2 bilhões ao ano.