.png?w=730)
Fernando Antonaglia, diretor da Alesta (Foto: LinkedIn)
A Alesta, braço financeiro digital do grupo FL, adotou a solução de core banking da Matera, companhia de soluções de TI para o mercado financeiro, com módulos que permitem a geração de empréstimos e operações de crédito.
Como a fintech atua com empréstimos para a quitação de uma ou mais contas de energia, o projeto também inclui toda estrutura de relatórios que devem ser enviados mensalmente ao Banco Central.
No mercado desde 2021, inicialmente a Alesta atendia apenas os clientes da FL Piratininga, de São Paulo. A partir de agora, a fintech a a contemplar também a FL Santa Cruz, que inclui municípios paulistas, paranaenses e mineiros.
Até 2023, a previsão é chegar a todo o grupo nas quatro distribuidoras, incluindo FL Paulista e RGE.
“Temos um grande desafio pela frente que é continuar inovando em serviços para ser competitivo neste mercado, por isso, até 2023, além de atender a todas as distribuidoras, a Alesta deve incorporar mais opções de pagamentos para aumentar as alternativas aos clientes”, adianta Fernando Antonaglia, diretor da Alesta.
Para Diogo Meirelles, diretor executivo da Matera, a iniciativa é um destaque na trajetória da empresa. “É um projeto promissor, por conta das características de capilaridade e potencial financeiro para a FL, não há dúvidas do que pode gerar de resultados”, afirma Meirelles.
Fundada em 1987, a Matera possui um time com mais de 850 profissionais e, desde seu lançamento, já processou mais de 1,2 bilhão de transações de pagamentos instantâneos. Suas operações alcançam o Brasil, Canadá e Estados Unidos.
Criada há 109 anos, FL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da B3 e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Em geração, é a terceira maior agente privada do país, com capacidade instalada de 4.305 MW.
No mercado de distribuição, a companhia totaliza mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem uma participação de mercado de 4%
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.