.jpg?w=730)
Foto: Depositphotos
A Algar Telecom, empresa brasileira de telecomunicações, lançou uma iniciativa para promover a adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) por meio de um time de 60 influenciadores internos.
Denominado AI Influencers, o programa capacita profissionais de diferentes níveis hierárquicos, indo desde desde operadores e analistas até supervisores e vice-presidentes, em áreas como finanças, negócios, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, TIC e IoT.
Esses profissionais são responsáveis por fomentar o uso amplo da IA na empresa, preparando os demais colaboradores para disseminar e defender a tecnologia em todas as áreas.
Durante o treinamento, realizado por uma empresa parceira, os participantes aprendem a aplicar conceitos de IA em cenários de negócios, identificando oportunidades e soluções para desafios operacionais.
Após a capacitação, os influenciadores transmitem o conhecimento por meio de workshops, seminários e treinamentos. Além disso, desenvolvem projetos práticos de IA, tornando-se pontos focais de inovação dentro de suas equipes.
"Acreditamos que a tecnologia deve estar a serviço do negócio e que a identificação de oportunidades de aplicação pode ser acelerada com o envolvimento de todos. Com o AI Influencers, queremos transformar essa visão em realidade, capacitando nossos colaboradores para serem protagonistas da transformação digital em suas próprias áreas", afirma Zaima Milazzo, vice-presidente de Tecnologia, Evolução Digital, Agilidade e Inovação da Algar Telecom.
A Algar estima que mais de 50 iniciativas do programa estejam em fase de desenvolvimento e aprovação. A meta da empresa é contar com, no mínimo, 100 robôs operacionais até 2025.
A Algar Telecom faz parte do Grupo Algar e oferece soluções de telecomunicações e TI para clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C), incluindo serviços de internet, dados e voz, além de cloud computing, segurança de redes e sistemas de gestão para pequenas empresas.
Fundada em 1954 como Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), a empresa adotou o nome Algar Telecom em 2013. Atualmente, opera uma rede de 137 mil km de fibra óptica, atendendo mais de 372 cidades em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Com mais de 4.000 funcionários, a Algar atende cerca de 1,3 milhão de clientes. Em 2023, a receita líquida consolidada foi de R$ 2,747 bilhões. No primeiro semestre de 2024, o faturamento já atingiu R$ 1,398 bilhão, com o segmento B2B representando mais de 65% da receita total.