
Giovanna Ewbank em campanha para a Havaianas. Foto: Havaianas/Divulgação
A Alpargatas, dona de marcas de calçados como Havaianas e Osklen, adotou a solução da da Coupa, americana especializada em plataforma de gestão de gastos corporativos (BSM, na sigla em inglês) que reúne compradores e fornecedores para gerenciar vendas.
O projeto contou com a implementação da Coupa BSM Procurement, contemplando todo o processo de requisição até o pedido de compra dentro da empresa, que lida com mais de 4 mil parceiros por ano.
Isso inclui catálogos eletrônicos, negociação, gestão de contrato e fornecedores, gestão de risco e performance, relatórios transacionais e estratégicos (BI e KPIs).
As funcionalidades da solução devem ajudar a companhia na redução de custos, a partir do uso de ferramentas de cotação eletrônica e melhor visibilidade dos gastos para a tomada de decisão.
Outros atributos da plataforma incluem otimização e digitalização dos processos de compras, apoio na disseminação da cultura de compras dentro da empresa e segurança e rastreabilidade.
“Realizamos um processo de análise de soluções de e-procurement e a Coupa se destacou pela referência dos maiores analistas como a Gartner, por exemplo, pela interface friendly e API friendly, aderência aos nossos processos e escalabilidade global para nossas operações”, explica Mariana Sotier, diretora de procurement da Alpargatas.
Fundada em 1907, a Alpargatas tem atuação em mais de 100 países, com oito unidades fabris no Brasil e mais de 17 mil colaboradores ao redor do mundo.
Hoje, mais de 150 milhões de brasileiros compram pelo menos um par de Havaianas a cada ano. Nove em cada 10 clientes que adquirem as sandálias voltam para comprar o segundo par.
Criada em 2006 por ex-executivos da área de procurement da Oracle, a Coupa tem um produto na nuvem rodando na Amazon e possui cerca de 2 mil funcionários em quatro países. Entre seus principais clientes no Brasil, estão a Unilever, Ipiranga, Braskem e Suzano.