COMUNICAÇÃO

Amazon adota serviço da Slack 1d4d3f

Em contrapartida, plataforma vai migrar recursos para o Chime e expandir uso da AWS. 5gw6c

05 de junho de 2020 - 13:29
Stewart Butterfield, CEO e cofundador da Slack. Foto: divulgação.

Stewart Butterfield, CEO e cofundador da Slack. Foto: divulgação.

A Amazon fechou um contrato de vários anos com a Slack, plataforma concorrente do Microsoft Teams, para usá-la em larga escala, enquanto a Slack vai migrar seus recursos nativos de chamadas de voz e vídeo para a plataforma Amazon Chime.

Ao comunicar os resultados da empresa no primeiro trimestre de 2020, a Slack também informou que expandiu sua parceria com a Amazon Web Services. Ela utiliza a AWS há muito tempo para grande parte dos seus serviços.

Agora serão incluídas integrações com vários serviços da companhia, como AWS Chatbot, AWS Chime, AWS Sandstone, AWS CloudFormation e AWS Key Management Services. 

“Estamos animados em anunciar que a AWS agora é o provedor de nuvem preferido da Slack”, disse o comunicado assinado por Stewart Butterfield, CEO e cofundador da Slack.

Segundo o site Business Insider, isso significa que a empresa vai expandir para US$ 425 milhões seus gastos com a nuvem da Amazon.

O acordo ocorre no momento em que o Slack enfrenta uma concorrência crescente do Microsoft Teams, tornando-se improvável que a empresa utilize os serviços de nuvem da Microsoft no Azure ou do Google Cloud tão cedo.

A empresa não informou quantos dos 840 mil funcionários da Amazon usarão o Slack. De acordo com o site The Verge, a IBM é o maior cliente da plataforma até hoje: ela é usada por seus 350 mil funcionários.

Quanto à mudança para o Amazon Chime, a Slack já iniciou a migração e está procurando novos recursos.

"Por enquanto, estamos focados apenas em apoiar o back-end. Como o Chime possui recursos adicionais, queremos trazer a experiência móvel para incluir vídeo, o que não acontece hoje. Também estamos olhando para a transcrição”, contou Brad Armstrong, vice-presidente de negócios e desenvolvimento corporativo da Slack, ao The Verge.

Na opinião do site, a videoconferência por voz e vídeo é um ponto fraco do Slack em comparação ao Microsoft Teams e, com essa nova integração, a função deve ser bastante aprimorada no futuro, com foco nos clientes corporativos.

"O futuro do software corporativo será impulsionado pela combinação de serviços em nuvem e ferramentas de colaboração no fluxo de trabalho. A parceria estratégica com a AWS permite que as duas empresas se expandam para atender à demanda e oferecer ofertas de nível corporativo aos nossos clientes", destacou Stewart Butterfield, CEO e cofundador da Slack, em comunicado.

O novo contrato reflete como a Slack tem conseguido conquistar negócios: optando por parcerias e integrações com uma variedade de softwares rivais e provedores de nuvem, nem sempre tentando criar esses recursos na sua própria aplicação.

A Microsoft, principal concorrente da Slack, também está tentando atrair desenvolvedores e aprimorar o e a aplicativos no Microsoft Teams, além de colocá-lo como parte da do Office 365.

Dessa forma, a empresa está tentando estimular as empresas a usarem seu software de comunicação ao invés do Slack ou de outros concorrentes.

No final de abril, o Teams atingiu 75 milhões de usuários ativos diariamente, um enorme salto até mesmo em comparação com o início da pandemia.

Já o Slack tem mais de 122 mil clientes pagos, com um crescimento de 28% ao ano. No total, mais de 750 mil organizações estão usando um plano de gratuito ou pago, número que estava em 660 mil no final do último trimestre.

Embalado pela onda de trabalho remoto vinda com a pandemia, o Slack cresceu 50% no primeiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano ado.

Leia mais 6z23s

EUA

Amazon mantém home office até outubro 6k5n3o

Há 1850 dias
INFRA

Zoom escolhe a nuvem da Oracle 1l4f1m

Há 1856 dias
FUTURO

Depois do vírus, o mundo será bem diferente r3x2c

Há 1875 dias
HOME OFFICE

rd: call center em casa com AWS 443j6i

BUILD FOR COVID-19

Devpost tem hackathon global contra coronavírus 24376l

TENDÊNCIA

Coronavírus valoriza empresas de TI 57472e

PRODUTIVIDADE

Home Office: solução ou problemão 4c3q46

GESTÃO

Microsoft proíbe uso do Slack 6xr40

TAREFAS

A importância de ser produtivo 3kj3r

ADEUS

IBM mata sua versão do Slack 464w6e