LTE

Amdocs: teles precisam de ajuda da TI para fomentar 4G 5z681b


09 de janeiro de 2013 - 12:47
LTE no foco das operadoras, mas TI tem que ajudar. Foto: Flickr.com/6757865347

LTE no foco das operadoras, mas TI tem que ajudar. Foto: Flickr.com/6757865347

As operadoras de Telecom de todo o mundo planejam ofertas de planos de dados personalizados, com controle em tempo real de uso pelo cliente, especialmente em 4G, mas não têm um sistema integrado de gestão da cobrança e políticas que possibilite isso.

É o que indica uma pesquisa feita pela Amdocs, especializada em sistemas e serviços voltados à experiência do cliente.

Conforme o estudo, à medida em que a tecnologia 4G LTE (Long Term Evolution) se torna padrão para as redes, as operadoras aumentam o interesse por modernizar a oferta.

No estudo, 80% dos respondentes afirmaram que suas empresas lançaram ou estão testando serviços LTE e 92% disseram que seus departamentos de marketing estão pedindo à TI que possibilite planos de dados inovadores; mas 70% afirmam que não podem fazê-lo no momento.

Além disso, 63% dos respondentes planejam lançar serviços de VoLTE (voice sobre LTE) entre 2013 e 2014.

Para a maioria das operadoras ouvidas, a integração da gestão da cobrança e das políticas é essencial para o fornecimento de melhores serviços e pacotes.

Na Europa, América do Norte e Ásia Pacífico, 100%, 90% e 80% dos entrevistados, respectivamente, dizem que suas empresas acreditam que precisam integrar as funções de gestão da cobrança e políticas.

O índice fica em 40% na região de Caribe e América Latina.

“A integração entre a gestão da cobrança e das políticas possibilita às operadoras apresentarem serviços direcionados ao tipo de aparelho, tipo de serviço, status da rede, localização do cliente e outras informações do cliente em todas as linhas de negócio, possibilitando o controle e visibilidade dos planos e a utilização de dados pelo usuário”, afirma o relatório da Amdocs.

Para 75% dos respondentes, istrar regras para a política e cobrança a partir de um local como, por exemplo, um catálogo central de produtos, é fundamental.

Conforme Rebecca Prudhomme, vice-presidente de Marketing de Produtos e Soluções da Amdocs, as operadoras buscam soluções pré-integradas, inclusive com um único catálogo de produtos nos sistemas de cobrança e políticas, para solucionar processos de gestão de produtos danificados, que resultam no aumento do tempo de colocação de produtos no mercado, na linha de 4G.

A pesquisa foi baseada em 70 entrevistas realizadas entre outubro e novembro de 2012, com líderes dos departamentos de TI e de marketing de 35 operadoras na Europa (10), América do Norte (10), Ásia Pacífico (10), Caribe e América Latina (05).

Este é o segundo relatório de pesquisa conduzido para Amdocs pela empresa de pesquisa Heavy Reading para identificar tendências de monetização de dados para as operadoras e os desafios enfrentados a cada ano.

Os resultados da primeira pesquisa foram anunciados em setembro de 2011.

Leia mais 6z23s

TELECOM

Amdocs na gestão de qualidade da TIM 6f5e4s

Há 4678 dias
CONTRATO

DirecTV amplia ações com a Amdocs 4z2a4b

Há 4673 dias
BANDA LARGA

TIM contrata Amdocs para o Fiber 1w2431

Há 4804 dias

Amdocs tem m-payments na nuvem 26q5a

TI segura convergência em telecom? 1f4d4a

73% das teles planejam expandir pré-pago 72ze

Usuário sem preparo eleva devolução de smarts 5v3w3z

NA FIRMA

Teles apostam em alta de 25% em BYOD 103u5

TELECOM

Anatel: teles investirão R$ 3 bi/ano no 4G 4n435o

DÁ LICENÇA

Teles cobram nova lei das antenas 6l294z