.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas, adotou a solução Microsoft Azure para gerenciar o seu data lake corporativo.
Como a empresa oferece um produto transacional e de pagamento, com análise em tempo real de transações financeiras, a operação demanda um grande volume de dados.
Para que os processos ficassem mais otimizados, a Ame optou por adotar uma postura centralizada em dados e utilizar a nuvem para o gerenciamento. O objetivo é acompanhar o crescimento da startup e promover mais inteligência analítica.
“A partir da nuvem, conseguimos evoluir de forma mais rápida e olhar para a companhia como um todo sob o aspecto de integração com todas as ferramentas corporativas”, explica Carlos Gatto, diretor de tecnologia e inovação da Ame.
Segundo o executivo, a fintech optou pela Azure para dar e à operação pois, além das integrações disponíveis, fornece escalabilidade e a robustez desejada.
As soluções utilizadas permitem que os dados que entram no sistema sejam processados e, a partir da inteligência artificial e machine learning, transformados nas informações necessárias para a criação de aplicativos móveis e nativos em nuvem.
Todo o processo de captura e gestão dos dados é feito em tempo real, em um ambiente escalonável, considerado seguro e simples pela companhia. Segundo a Microsoft, isso facilita o desenvolvimento das aplicações pelas áreas de desenvolvimento e operações.
“Por ser uma empresa que trabalha com um alto volume de dados, a parceria com a Microsoft também possibilitou que a Ame alcançasse um diferencial competitivo devido à escalabilidade da plataforma e a democratização dos dados para todas as áreas da empresa”, destaca Ricardo Fernandes, vice-presidente de enterprise business da Microsoft Brasil.
Criada em 1975, a Microsoft tem negócios em 170 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A companhia está no Brasil há 32 anos, com sede em São Paulo.
A Ame foi criada em 2018 como uma conta digital da B2W e já atingiu mais de 19 milhões de s. Ela possui milhões de estabelecimentos conectados, incluindo as mais de 1,7 mil lojas físicas da Americanas, e os sites Americanbaguete-br.diariodoriogrande.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato.
Com mais de 25 milhões de s, a fintech registrou um volume transacionado de R$ 5,6 bilhões no terceiro trimestre de 2021, cifra que reflete um crescimento de 132% em comparação ao mesmo período do ano anterior.