PESQUISA

Lenovo inaugura laboratório no IPT 3b64x

No local, serão desenvolvidos projetos com foco em ibilidade e inclusão. 5s204i

17 de dezembro de 2021 - 16:35
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Lenovo acaba de inaugurar um laboratório próprio dentro do IPT Open Experience, espaço criado Cidade Universitária, em um prédio próprio do IPT como o pontapé inicial do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI), do governo do estado. 

O projeto paulista, que já conta com outras sete companhias e totaliza R$ 380 milhões em investimentos, visa criar um ecossistema para reunir organizações inovadoras de todos os portes e setores econômicos. 

Ainda no final de 2020 a Lenovo firmou um acordo para ingressar na iniciativa e, agora a a ocupar seu espaço no prédio 31 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A empresa será responsável por projetar e configurar o local com equipamentos, infraestrutura e identidade visual da marca.

Além disso, a Lenovo investirá na contratação e capacitação de cerca 100 profissionais entre engenheiros, arquitetos de software, estudantes e outros profissionais da tecnologia da informação que atuarão com dedicação exclusiva nos projetos da companhia. 

A equipe de tecnologias digitais do IPT atuará ao lado da multinacional para desenvolver pesquisas para o desenvolvimento de aplicações na área de software para produtos de notebooks de consumo, mercado corporativo e computação gaming.

“Desenvolveremos, no Brasil, softwares que farão a diferença em como as pessoas usam a nossa tecnologia, com foco em ibilidade e inclusão”, destaca Hildebrando Lima, responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Lenovo no Brasil.

Dentre os projetos, está o grupo de pesquisa em Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado a transformar a experiência de uso de teclados virtuais para pessoas com deficiência auditiva. 

Além disso, será criado um Centro de Excelência em Linux, onde serão desenvolvidos projetos para os PCs da Lenovo, Internet das Coisas, servidores e computação em nuvem. 

Haverá, ainda, capacitação de profissionais em segurança cibernética e o prazo para a conclusão do primeiro projeto está estimado em dois anos.  

A inauguração também anunciou mais três empresas no local: Gerdau Graphene, Cecil e V2Com.

A Lenovo é uma companhia global avaliada em US$ 50 bilhões, com 57 mil funcionários e operações em 180 mercados no mundo. 

Leia mais 6z23s

PREMIAÇÃO

Liane Tarouco entra no Hall da Fama da Internet 2hg4v

Há 1255 dias
MAPA

RS: 75% das startups estão na região de Porto Alegre 3r2f1z

Há 1257 dias
HUB

Comgás lança hub de inovação 551y25

Há 1305 dias
LEGALTECH

Eletrosom otimiza jurídico com EasyJur sw1z

START

Brasil começa a ter 5G para valer 2g472q

CONTRATAÇÃO

Ex-Santander assume operações de TI na KPMG 6n6p6t