.jpg?w=730)
Foto: divulgação
Liane Tarouco, pesquisadora pioneira no desenvolvimento da Internet brasileira, é a primeira mulher a integrar o Hall da Fama da Internet, prêmio oferecido pela Internet Society em reconhecimento a pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Internet.
Tarouco é pesquisadora e professora do mestrado profissional em informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A professora é a primeira mulher brasileira na lista dos premiados.
O Hall da Fama já premiou 89 pesquisados, entre eles, cinco brasileiros: Demi Getschko, um dos pioneiros da Internet no Brasil; Tadao Takahashi, fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Michael Stanton, primeiro coordenador da Rede Nacional; Carlos Afonso, ex-presidente e fundador da Internet Society ao lado de Herbert de Souza, o Betinho, fundador do primeiro provedor de o à Internet no Brasil, o Alternex.
Tarouco escreveu o primeiro livro publicado no Brasil sobre rede de computadores e também contribuiu com o desenvolvimento do primeiro backbone de Internet do Brasil.
A pesquisadora construiu a Rede Sul de Teleprocessamento, primeira iniciativa para conectar universidades brasileiras.
Posteriormente, Tarouco também contribuiu para o lançamento da Rede Tchê, rede entre universidades e centros de pesquisa localizados no estado do Rio Grande do Sul.
Fundada em 1992 e com escritórios em Washington, nos Estados Unidos, e Genebra, na Suíça, a Internet Society é dedicada a reforçar o desenvolvimento e evolução da Internet com profissionais e pesquisadores da área.
Com mais de 28 mil membros em todo o mundo, a associação também possui grupos regionais, como em Buenos Aires, na Argentina, em Addis Abeba, na Etiópia, e na Asiática em Suva, em Fiji.