
Caio Paes de Andrade. Foto: Câmara dos Deputados.
Caio Paes de Andrade renunciou à presidência da Petrobras nesta terça-feira, 4, e vai assumir como secretário de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo na gestão do novo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Interinamente, quem assume o comando da estatal é João Henrique Rittershaussen, atual diretor executivo de desenvolvimento da produção.
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) é a indicação do Governo Lula para o posto, que ainda depende de aprovação do Conselho de istração da companhia.
Andrade estava no comando da Petrobras desde junho de 2022, quando tomou posse no meio da disparada nos preços dos combustíveis e, consequentemente, da inflação no país, que geraram desgaste e pressão sobre o Governo Bolsonaro no ano eleitoral.
O executivo foi o quinto a assumir o cargo nos quatro anos de mandato.
Em 2019, ele havia deixado a iniciativa privada para assumir a presidência do Serpro, maior estatal de TI do país. Em agosto de 2020, assumiu a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, onde era responsável pela plataforma Gov.br.
Andrade participou do boom da Internet brasileira, no final dos anos 90. Em 1999, foi presidente da PSINet Brasil e diretor-geral para América Latina, adquiriu e consolidou 15 provedores de o na região, sendo o principal deles o STI, em São Paulo.
Em 2000, fundou a WebForce, empresa que atua como incubadora/aceleradora de novos empreendimentos. De 2010 para cá, a WebForce se consolidou e tem em seu portfólio marcas e serviços como 123i, Emoda, Newcore e Credihome.