
Foto: Depositphotos
A Anthropic, startup americana de inteligência artificial e criadora da Claude, seu chatbot de IA rival do ChatGPT, lançou um plano de s para clientes corporativos.
Denominado Claude Enterprise, o novo plano permitirá que empresas integrem seus conhecimentos ao chatbot de IA da Claude.
Essas integrações permitirão que a Claude analise informações, responda a perguntas sobre as empresas, crie gráficos, páginas da web, ou simplesmente atue como assistente de IA da contratante.
O Claude Enterprise será voltado a clientes corporativos que desejam mais controles istrativos e maior segurança, ao mesmo tempo que competirá com a solução da OpenAI, o ChatGPT Enterprise, lançada há cerca de um ano.
A ferramenta da Anthropic tenta se diferenciar em alguns aspectos da rival. A janela de contexto, por exemplo, é de 500 mil tokens, permitindo processar até 200 mil linhas de código, dezenas de documentos de 100 páginas ou uma transcrição de áudio de duas horas em um único prompt.
O ChatGPT Enterprise oferece janelas de contexto menores, com menos da metade dessa capacidade.
O plano inclui recursos com espaços de trabalho colaborativos, onde vários usuários podem carregar e editar conteúdos, o que é útil em projetos longos, com muitas fontes de dados e pessoas envolvidas.
O Claude Enterprise também possui uma integração com o GitHub, facilitando a sincronização dos repositórios de código com a Claude, sendo útil em tarefas como atualização de novos engenheiros, criação de novos recursos e correção de bugs.
Tanto o ChatGPT Enterprise quanto o Claude Enterprise permitem a designação de um proprietário principal para o espaço de trabalho. Essa ação possibilita que o proprietário gerencie os e monitore atividades com segurança e conformidade.
A Anthropic garante que não treina seus modelos com dados dos clientes do Claude Enterprise, protegendo segredos comerciais. A startup tem como plano posicionar o Claude no mercado e inseri-lo em todos os lugares que o ChatGPT ocupa.
“Francamente, temos um produto no mercado há muito menos tempo, mas estamos respondendo às necessidades de nossos clientes em alta velocidade com uma equipe menor”, disse o líder de produto da Anthropic, Scott White, ao site TechCrunch.
A startup não revelou o preço da , embora White afirme que é mais caro que o plano Team da empresa, que atualmente custa US$ 30 por mês por membro, devido aos recursos adicionais.
A empresa vem trabalhando em um beta privado com clientes como GitLab, Midjourney, IG Group e Menlo Ventures (um investidor na Anthropic).
Este trabalho é considerado fundamental, pois desenvolvedores de IA enfrentam pressão para venda de os a APIs por preços cada vez mais baixos. A adoção do Claude Enterprise pode compensar os altos custos de operação.
Além de oferecer recursos semelhantes aos do ChatGPT, a Anthropic lançou o plano Claude Team, que permite que pequenas empresas colaborem em projetos, semelhante ao ChatGPT Team, e disponibilizou o aplicativo da Claude para smartphones com iOS e Android.