FINANÇAS

B3 tem assistente virtual com tecnologia da OpenAI 6h3v2u

Chatbot baseado na tecnologia de nuvem da Microsoft busca contribuir para a educação financeira de novos investidores. 616j4e

17 de junho de 2024 - 10:55
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A B3, bolsa de valores brasileira, implementou em sua plataforma um assistente virtual baseado em inteligência artificial operando no Microsoft Azure OpenAI Service juntamente com a ferramenta de recuperação de informações da big tech americana, para ajudar investidores novatos com saldos menores a investir.

A solução da Microsoft permite desenvolver rapidamente experiências de IA generativa com um conjunto diversificado de modelos predefinidos e coletados da OpenAI, incluindo bots para simplificar e melhorar o atendimento ao cliente

Agora, o assistente virtual da B3 oferece uma maneira rápida e direta de decifrar a terminologia financeira, além de fornecer respostas que foram selecionadas pelos especialistas da B3. 

Essa tecnologia é mais avançada do que os chatbots clássicos, que têm apenas uma maneira de responder a qualquer pergunta e não explicam os acrônimos e termos mais complexos. 

Além disso, a IA generativa permite uma conversa mais natural, que pode se adaptar ao nível de educação do usuário, explicando e esclarecendo termos desconhecidos quando necessário.

Em um primeiro momento, o assistente foi treinado com os próprios materiais educacionais da B3 e conteúdo de notícias.

Depois a B3 se juntou à Comissão de Valores Mobiliários, o regulador do mercado de valores mobiliários do Brasil, que também possui uma vasta quantidade de conteúdo. 

Por fim, a bolsa ou a incluir informações de parceiros como bancos, corretores e influenciadores selecionados, com todo o conteúdo revisado e aprovado por especialistas da B3.

Lançado em fevereiro, o assistente já auxilia 10 mil usuários por dia, e possui s positivos dos clientes, especialmente nas redes sociais.

“O time retreina a solução todos os dias para melhorar as respostas e fazer quaisquer correções. Incluímos uma camada de ética para garantir que ela não atue de forma discriminatória e não faça sugestões de investimento. Ela é treinada para ser uma educadora financeira”, explica Marcos Albino Rodrigues, diretor de arquitetura, dados e inovação tecnológica da B3.

Atualmente, as ofertas educacionais gratuitas da B3 incluem artigos, vídeos e cursos on-line. Com o novo assistente virtual, a vantagem será que os clientes poderão fazer perguntas e obter respostas instantâneas. 

Para se aprofundar em um tópico, os investidores podem preferir ler um dos artigos da B3 ou fazer um de seus cursos. Mas se, ao fazer isso, encontrarem um termo que não entendem, a ferramenta de IA pode esclarecer instantaneamente a dúvida.

“Há muitas informações na internet, mas é difícil encontrar o conteúdo certo. Esta solução é para brasileiros que já investem, mas estão no início de sua jornada, ou pessoas que desejam investir, mas não têm as informações de que precisam. Alguns investidores precisam de fontes seguras de informações para confirmar as ofertas que estão recebendo de instituições financeiras ou da internet. Queremos que nosso assistente de IA forneça informações seguras”, diz Christianne Bariquelli, superintendente de educação da B3.

Fundada em 1890, a B3 registrou lucro líquido de R$ 4,1 bilhões em 2023, recuo de 2% em comparação com o ano anterior. 

Até 2016, a bolsa tinha cerca de 500 mil Fs cadastrados e, em julho de 2019, esse número chegou a 1 milhão. Atualmente, mais de 5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de investimento em renda variável.

Leia mais 6z23s

GenAI

OpenAI prevê receita anual de US$ 3,4 bilhões 202f3e

Há 343 dias
EXECUTIVO

Governo federal contrata OpenAI 5e636q

Há 344 dias
CARREIRA

Krieger, ex-Instagram, está na Anthropic 4mr3

Há 372 dias
GPT

Azul usa IA generativa com Microsoft s3914

A QUANTAS ANDA

B3: migração para a nuvem está em 15% n4p5v

ORÇAMENTO

Como gerir os custos da IA generativa? 6516x