
Foto: divulgação.
A Azul, uma das maiores companhias aéreas brasileiras, adotou o Microsoft Azure OpenAI Service para criar uma plataforma de inteligência artificial generativa com a Avanade, consultoria focada na plataforma da marca.
Batizada de AzulGPT, a nova ferramenta é usada na integração e compartilhamento de informações entre os colaboradores de diferentes bases.
Segundo a empresa, a plataforma tem ajudado a esclarecer dúvidas sobre programas e eventos de maneira mais rápida. Além disso, tem sido importante para a construção de materiais, campanhas e formulários, reduzindo o tempo dedicado a essas tarefas em até três dias.
"Com pouco tempo em funcionamento, já recebemos s positivos de áreas internas que aceleraram seus processos. Análises de s e NPS de Clientes, que antes exigiam semanas para serem categorizadas, agora são feitas em minutos", destaca Felipe Starling, diretor de TI da Azul.
De acordo com Luiz Pirollo, vice-presidente de tecnologia da Avanade Brasil, foram trazidos diversos guidelines de segurança da informação e de privacidade para que o uso da IA seja responsável e dentro das melhores práticas mundiais sobre o tema.
"Com o AzulGPT, vemos um claro exemplo de como alinhar inovação, propósito e foco no usuário pode gerar um impacto humano positivo para as empresas. Ao desenharmos essa solução com a Azul, buscamos a todo momento elevar a produtividade dos tripulantes e acelerar insights com o uso de dados", destaca Pirollo.
Fundada em 2008, a Azul afirma ser a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo mil rotas diárias para mais de 160 destinos.
A empresa conta com uma frota operacional de cerca de 180 aeronaves e mais de 16 mil funcionários. Por ano, transporta mais de 30 milhões de clientes, dos quais 16 milhões participam de seu programa de fidelidade.
Criada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen e com sede em Redmond, Washington, a Microsoft é especializada no desenvolvimento de softwares, dispositivos e serviços de computação pessoal, produtividade e soluções em nuvem.
Presente em 190 países, a companhia conta hoje com mais de 220 mil funcionários ao redor do mundo. A empresa está no Brasil há mais de 30 anos, com sede em São Paulo.
Em janeiro do ano ado, a Microsoft investiu um valor não revelado na OpenAI, criadora do ChatGPT, de onde vem a IA generativa utilizada na Azure.
Já a Avanade foi fundada em 2000 como uma t venture entre a Microsoft Corporation e a Accenture, uma das maiores companhias de consultoria empresarial do mundo. Presente em 28 países, conta com mais de 60 mil profissionais e 5 mil clientes.