
Foto: Depositphotos
A Anthropic, startup americana de inteligência artificial e criadora da Claude, chatbot de IA rival do ChatGPT, levantou mais US$ 4 bilhões em um acordo com a Amazon para treinar seus modelos de IA generativa com a tecnologia da Amazon Web Services (AWS).
Segundo o Tech Crunch, a companhia está trabalhando também com a Annapurna Labs, divisão de chips da AWS, para desenvolver gerações futuras do Trainium, chip personalizado da gigante de nuvem para treinar modelos de IA.
Além disso, a Anthropic deverá usar o Inferentia, chip da Amazon para acelerar a execução de modelos, para implantar a nova tecnologia.
“Colaborando com a Anthropic no desenvolvimento de nossos chips personalizados Trainium, continuaremos a expandir os limites do que os clientes podem alcançar com as tecnologias de IA generativa. Estamos impressionados com o ritmo de inovação da Anthropic e seu compromisso com o desenvolvimento responsável da IA generativa, e esperamos aprofundar nossa colaboração”, comentou Matt Garman, CEO da AWS, em um comunicado.
O mercado aponta uma preferência da Anthropic pelos chips da Nvidia, mas a quantia oferecida pela Amazon teria sido boa demais para ser desperdiçada.
Desde o ano ado, a Amazon já investiu cerca de US$ 8 bilhões na concorrente da OpenAI.
Fundada por ex-funcionários da OpenAI em 2021, a Anthropic emergiu como uma rival da empresa criadora do ChatGPT. Enquanto o ChatGPT está sendo bancado pela Microsoft, a Anthropic já recebeu aportes do Google e da AWS.